Denunciantes sem proteção
Artigo publicado na edição de sexta-feira (25), do jornal A Tribuna
A Transparência Internacional Brasil publicou, nesta quinta-feira (25), a nova edição do Índice de Transparência e Governança Pública, desta vez, com a avaliação das Assembleias do País.
Segundo a organização, os resultados mostraram que apenas quatro das 27 casas legislativas estaduais alcançaram níveis satisfatórios de transparência, entre elas a capixaba, que ficou na segunda posição. Nenhuma, porém, conseguiu a classificação máxima da avaliação.
Segundo a Transparência Internacional Brasil, embora a maior parte das Assembleias já tenham regulamentado a Lei de Acesso à Informação e possua portais de transparência, ainda existem grandes desafios para elas, especialmente, em aspectos relacionados à prevenção da corrupção e à promoção da participação social. “Nenhuma possui mecanismos de proteção ao denunciante”, apontou a organização.
Pedido de foto
“A Assembleia daqui foi realmente melhor do que outros estados. Mas não é motivo para toda essa euforia, pois deixou de pontuar em itens importantes também, como a proteção aos denunciantes de casos de corrupção. Tentamos fazer uma representação on-line e pedem até foto da pessoa. Um descalabro”, diz Rodrigo Rossoni da Transparência Capixaba
Aumento e extinção
O Tribunal de Contas (TC-ES) encaminhou à Assembleia PLC que altera a remuneração de servidores e extingue vagas efetivas na Corte. Pela proposta serão extintas três vagas de analista administrativo e duas de assistente técnico. Para os postos remanescentes deste último cargo haverá, porém, aumento de salário de R$ 4.997,88 para R$ 6.357,66.
Técnica não tem ajudado
Observadores da política têm dito que nem as técnicas que Marcos Do Val (Podemos) possui como instrutor da Swat tem o ajudado a desviar das invertidas em Brasília. Depois dos “Vingadores” do Flávio Dino, o senador capixaba ao tentar interromper colega na CPI do 8 de Janeiro ouviu do presidente interino do colegiado, Otto Alencar (PSD), que lá era o Senado e não delegacia de polícia.
Leia mais
Urgência em pacotão governista
Parceria
Na próxima terça a Assembleia e a Prefeitura de Vitória vão realizar parceria para oferta de seis tipos de vacinas no térreo do Legislativo estadual. A ação ocorrerá das 9 às 16 horas.
As vacinas são: dupla viral (contra tétano e difteria), febre amarela, tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), hepatite B, covid e influenza (gripe). Os atendimentos serão realizados por ordem de chegada com entrega de senhas. É preciso levar CPF ou cartão do SUS mais a caderneta de vacinação.
PSB realiza encontro em Vitória amanhã
A regional capixaba do Partido Socialista Brasileiro (PSB) realizará neste sábado, às 8h30, na sede da agremiação na Ilha de Santa Maria, em Vitória, a Plenária das Comissões de Ética e Fidelidade Partidária da legenda. Serão debatidos o panorama político e ideológico no Brasil e no Estado; o código de ética e fidelidade do PSB; e o relatório da Autorreforma e as Eleições Municipais de 2024. Para participar é preciso confirmar presença até esta sexta.
Galeria
Projeto de sociedade
“É de suma importância que à véspera de ingressarmos no próximo calendário eleitoral, façamos esse debate, propondo restabelecer a melhor prática política, que qualifique e promova o projeto de sociedade democrática, socialista e popular”, traz o convite para o evento do PSB-ES.
Desfile e congo
Após desfile em comemoração do Solo Espírito-Santense em Vila Velha, na terça, o prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos) desceu do palanque para tocar casaca embaixo de chuva com a banda de congo “Beatos de São Benedito”. Sua assessoria garante que foi a primeira vez que um chefe do Executivo canela-verde fez isso.
Estágio em Direito
O gabinete do desembargador do TJ-ES Sérgio Ricardo de Souza está com inscrições abertas para estágio de pós-graduação em Direito.