Debaixo do bigode do Guerino
O governador Renato Casagrande (PSB) foi até Linhares, ontem, onde autorizou o início da obra de reforma e ampliação do terminal de passageiros do aeroporto regional da cidade, intervenção que conta com recursos, a maioria, estaduais.
Mas em sua primeira passagem pelo município no ano – que é eleitoral – Casagrande não tratou apenas do terminal, mas elencou uma série de obras na cidade e na região Norte.
Se o prefeito Guerino Zanon (MDB) – que enviou o vice Bruno Marianelli (Republicanos) – tivesse comparecido, poderia se dizer que o socialista literalmente ostentou debaixo do bigode que preserva o prefeito. Aliado do ex-governador Paulo Hartung, Guerino é cotado para disputar o Palácio Anchieta.
O governador lembrou da pista já pronta do mesmo aeroporto, do hospital de Linhares que o Estado assumirá, do gasoduto que vai de Regência a Bebedouros, entre outros.
Ambiente de negócio
Durante o discurso em Linhares, ontem, Casagrande lembrou que o aeroporto atenderá todo o Estado, mas, especialmente a região Norte, ajudando no desenvolvimento e atração de atividades econômicas. Uma das principais bandeiras de Guerino é justamente o ambiente de negócios, que sua administração estaria ajudando a promover na região.
Apresentação de chapa
O Diretório Estadual do Pros se reuniu ontem, no auditório da Assembleia Legislativa, para apresentar a chapa de pré-candidatos a deputados estaduais que disputará as eleições deste ano. O encontro contou com a presença do ex-deputado federal Nilton Baiano, que foi convidado pela sigla a disputar uma vaga na Assembleia.
Os mais idosos lembram
Na passagem pelo Norte, Casagrande também destacou uma obra na Grande Vitória, a do Aquaviário. “Um sonho dos capixabas”. De forma descontraída, o governador contou que os mais idosos, inclusive ele, se recordam deste modelo de transporte “quando ele funcionava efetivamente”.
PTB e Aridelmo
O PTB, que também já convidou Nilton Baiano para integrar o partido, teve parte de seus integrantes reunidos ontem com o pré-candidato ao governo Aridelmo Teixeira (Novo), que é secretário da Fazenda de Vitória. O assunto seria “política capixaba”.
Participaram o presidente do PTB-ES, Bruno Lourenço, e o pré-candidato ao Senado da legenda, Tenente Assis.
O PTB convidou Carlos Manato para ser o candidato da sigla, mas ele ainda foca no PL.
ONG se posiciona contra “Eu Escolhi Esperar”
A ONG Transparência Capixaba emitiu ontem nota acerca da promulgação da lei “Eu Escolhi Esperar”, que deve acontecer mês que vem, em Vitória. O projeto foi aprovado pela Câmara somente com dois votos contra, e passou pela prefeitura sem um parecer técnico indicando veto ou sanção. Segundo a ONG, as estatísticas indicam para a informação, educação sexual e programas de saúde como forma de reduzir a gravidez precoce e não a um dogma religioso.
Não ao achismo
Na edição de 10 de novembro de 2021, Plenário trouxe a aprovação do projeto “Eu Escolhi Esperar” na Câmara Municipal. Na ocasião, as vereadoras Karla Coser (PT) e Camila Valadão (Psol), as únicas que votaram contra a matéria, defenderam que política pública se faz com dados e não com achismos.
Para evitar problemas
Já o presidente do Legislativo, vereador Davi Esmael (PSD), coautor da proposta junto com o pastor Nelson Júnior, contou na época que a matéria visava dar aos jovens informação de que esperar é opção e poderia evitar problemas.
Prioridade
Lei de autoria da deputada Raquel Lessa (Pros) estabelece prioridade para investigações de crimes com morte de crianças e adolescentes no Espírito Santo. A preferência também vale para crimes de modalidade “tentada”, quando o criminoso não consegue consumar o fato por razões alheias à intenção dele.