Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Como nos tempos de deputado

Kleber Amorim | 07/01/2022, 10:59 h | Atualizado em 07/01/2022, 11:00

Comandando Barra de São Francisco desde o ano passado, o prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD) anda um pouco sumido – pelo menos dos noticiários da Grande Vitória. Mas na quarta-feira, no Palácio Anchieta, durante o anúncio de editais de obras em 15 municípios, lembrou os tempos de Assembleia.

Sem papas na língua, defendeu abertamente a reeleição de Renato Casagrande (PSB) – mesmo com  o chefe do Executivo garantindo não ter decidido se será candidato. E ainda aproveitou para dar  uma espécie de sacode em um aliado do socialista: Victor Coelho (PSB), prefeito de Cachoeiro e presidente da Associação dos Municípios do Estado (Amunes).

“Já fizemos um ano de mandato e até hoje a Amunes não realizou qualquer reunião para discutir questão política. Vou dar um prazo até 31 de janeiro. Se a Amunes não se mover, vou começar a fazer as reuniões com os prefeitos do Noroeste”.

Para unificar o discurso

Victor Coelho disse à coluna que respeita a posição de Enivaldo, que é a mesma dele, de apoio ao governador. Contou ainda que apoia que os prefeitos se movimentem no Noroeste e em qualquer região. 

“Assim como temos feito aqui no Sul para tratarmos das nossas particularidades e também de unificar o discurso político”, rebateu.

Repasse de imposto

O município da Serra tem comemorado que é a cidade do Estado que mais cresceu no Índice de Participação dos Municípios (IPM), dado que determina a parte que cada um recebe da divisão do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Segundo a administração municipal, passou de 13,067% em 2021 para  14,176% de 2022.

Mergulhando de cabeça

Vereador de Vitória, Aloísio Varejão (PSB) mergulhou de cabeça em uma boa causa. Trata-se da  campanha Janeiro Branco, que desde 2014 busca, justamente, chamar a atenção para a parte do corpo onde está o cérebro e as emoções. O mês é destinado à saúde mental na vida das pessoas.

Esclarecimento

O senador capixaba Fabiano Contarato (PT) assinou requerimento com outros senadores, ontem, para que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, compareça à Comissão Representativa do Congresso. Quer que esclareça como será a vacinação infantil contra a covid, além de outras ações do governo federal na atual fase da pandemia no País. “A população precisa de esclarecimentos sobre as estratégias e políticas adotadas pelo governo federal”.

Vereador contesta pleito em  associação

Faltando um dia para a eleição da nova diretoria da Associação de Moradores de Jardim da Penha e Pontal de Camburi (Amjap), uma acusação poderá colocar mais fogo na disputa. O vereador e morador do bairro, Luiz Emanuel (Cidadania), alega que o pleito é ilegal, já que desde 2008 a associação estaria com o CNPJ inativo. “Não tem valor jurídico. São 13 anos de inaptidão junto à Receita, não tem prestação de contas, deve ter uma dívida astronômica”.

“Querendo tumultuar”

O presidente da comissão eleitoral da Amjap, Dermival Ivan Martins, disse  que o vereador quer tumultuar o pleito. Contou que por duas vezes a coordenação geral da Amjap ficou com aliados de Luiz Emanuel e a questão do CNPJ não foi resolvida. Ele também explicou  que a situação  não impossibilita a eleição amanhã, das 9 às 17 horas, na Praça do Epa.       

Também para animais

Abrigos estaduais para a população de rua também terão que disponibilizar, a partir de agora, espaço para permanência dos animais domésticos destas pessoas. Lei de autoria da deputada Janete de Sá (PMN) foi promulgada na Assembleia Legislativa.

Multas e cassações

Matéria do deputado Marcos Mansur (PSDB), que deverá ser votada na volta do recesso parlamentar, também tem como objetivo punir administrativamente, com multas e cassações de licenças, quem praticar atos discriminatórios raciais.

Seu limite gratuito de 15 matérias bloqueadas acabou...
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos:
Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: