Busca de protagonismo
Confira a coluna desta quarta-feira (02)
Pensando em 2026, o Republicanos já começa a se mexer, não só pensando em uma chapa própria para disputar o governo estadual, mas também para a disputa pela Câmara Federal. Terceiro partido que mais elegeu prefeitos no Estado, em cidades que totalizam pouco mais de 585 mil habitantes, além de ter conseguido eleger 70 vereadores na última eleição, a legenda quer aproveitar o bom momento para se estabelecer de vez como principal partido do espectro da Direita no Estado.
E enquanto conversa com o PSD, PL e até com aliados do atual governo sobre uma possível composição de chapa encabeçada pelo prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, o Republicanos também dialoga com políticos que atualmente estão sem mandato, pensando na composição de sua chapa à Câmara: a ex-deputada Soraya Manato (PP) e o ex-secretário de Segurança Pública do Estado coronel Alexandre Ramalho.
Possibilidade alta
Soraya e Ramalho são os novos nomes do secretariado de Pazolini, e a possibilidade de filiação é alta, segundo interlocutores. Ramalho já “namorou” com o Republicanos, no ano passado, e Soraya é parte de um movimento de aproximação entre Pazolini e o ex-deputado Carlos Manato (PL), cuja filiação ao partido também não está descartada.
Mexidas
Por outro lado, o movimento também pode gerar prejuízos ao Republicanos. Parte dos prefeitos eleitos pela legenda relata que pode deixar o partido para poder apoiar eventual candidatura do vice-governador Ricardo Ferraço. Ao mesmo tempo, há previsão de mudanças partidárias de parlamentares da legenda para ocorrerem na próxima janela partidária.
Treino funcional

O presidente da Câmara dos Vereadores da Serra, Saulinho da Academia (PDT), como o próprio nome de urna já diz, é entusiasta das atividades físicas. Recentemente, ele participou de um treino funcional promovido pela Associação Ambiental Amigos do Mestre Álvaro, no Horto.
Vinhos
Tramita na Assembleia projeto que altera a forma de cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de vinhos. O objetivo é retirar o produto do regime de antecipação parcial e inserir no de substituição tributária, quando o atacadista recolhe todo o imposto referente à operação de venda do produto. O requerimento de urgência foi lido na sessão de ontem, e há possibilidade da matéria ser votada hoje mesmo.
Campos virá ao Estado para evento do PSB
O prefeito de Recife (PE), João Campos, virá ao Estado no próximo dia 24 para Congresso Estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB), do governador Renato Casagrande. Ele foi lançado pelo atual presidente do partido, Carlos Siqueira, como seu candidato à sucessão e, por enquanto, é o único candidato na disputa. Além do congresso do partido no Espírito Santo, ele também irá participar dos de São Paulo, Ceará e Minas Gerais.
Galeria
Feijão amigo
O chefe da Casa Civil do Governo Estadual, Júnior Abreu, almoçou feijoada com o deputado Capitão Assumção (PL), no gabinete do parlamentar na Assembleia.
Homenagem
O presidente do TRE-ES, desembargador Carlos Simões Fonseca, foi homenageado, na última segunda-feira, durante Assembleia Geral da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes).
Combustíveis
A comissão de Justiça da Assembleia deu voto favorável a projeto do deputado Denninho (União) que proíbe que postos de combustíveis deem mais destaque a preços destinados a clientes fidelizados do que os valores para o consumidor em geral.
Reeleito em Viana
O diretório do PSB em Viana reelegeu, por unanimidade, o presidente Carlos Lopes. Na sua última gestão, Lopes subiu o número de vereadores do PSB na cidade de um para três.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



