Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Arcebispo critica antecipação de feriados em Vitória

| 27/03/2021, 15:07 h | Atualizado em 27/03/2021, 18:52

Imagem ilustrativa da imagem Arcebispo critica antecipação de feriados em Vitória
O arcebispo de Vitória, dom Dario Campos |  Foto: Divulgação

O arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos, criticou a antecipação dos feriados de Nossa Senhora da Penha, Corpus Christi e Nossa Senhora da Vitória para a semana que vem, em Vitória.

O projeto, do prefeito Lorenzo Pazolini, foi aprovado numa sessão extraordinária na tarde de sexta-feira (26).

Na missa das 6h20 deste sábado (27), em Ponta Formosa, durante a homilia – momento separado para a pregação do padre após a leitura do Evangelho – Dom Dario falou que se sentiu desrespeitado por terem tomado a decisão de antecipar os três feriados católicos sem comunicá-lo.

Chamou de indelicadeza e de falta de educação a atitude por parte dos vereadores e do prefeito e disse que falou ao telefone com Pazolini para reclamar.

“De repente se coloca três feriados religiosos na semana agora. Não tenho nada contra, nós todos estamos lutando para salvar vidas. Mas a falta de delicadeza, de falar com a gente, não é falar comigo, Dario, mas com o arcebispo. Isso é falta de educação e é falta de delicadeza para com todos nós, católicos. E eu falo isso aqui porque eu falei com ele ontem à noite (sexta-feira, 26).”

Dom Dario contou que, no telefonema, o prefeito teria pedido desculpas. “Ele ficou sem graça, pedindo desculpa, perdão, querendo conversar comigo. E eu disse: 'Não precisa conversar comigo, converso com o senhor em outro momento, o que eu tinha para falar com senhor é isso, que o senhor foi indelicado e sem educação, tomou uma decisão sobre os católicos sem consultar, sem comunicar aquele que é responsável pelos católicos.” O arcebispo disse também que o prefeito se propôs a conversar pessoalmente, mas que ele teria dito que não seria necessário.

Dom Dario continuou a homilia: “Olha a situação que nós estamos, as pessoas vão passando por cima da gente como se fosse um trator (…) Tanto ele quanto vereadores ficaram desesperados ontem à noite atrás da gente, mas o que eu falei tinha que falar. Trataram a nós católicos como se fosse um bando sem rumo, sem direção, como um qualquer, e o pior: se diz católico. Não tenho nada contra ele, já o recebi, já conversei com ele várias vezes e estou pronto para conversar, vamos tomar um café alegre. Mas que foi indelicado, foi. Essas coisas não podem acontecer e nós católicos não podemos permitir essas coisas”. O arcebispo disse também que achou bonita a atitude do prefeito de pedir desculpa.

Sem decisão

Embora tenha sido aprovado às pressas e protocolado na prefeitura ainda na noite de sexta-feira, o projeto que antecipa os feriados ainda não foi sancionado e publicado e, até o momento, não virou lei. As rusgas com a Igreja Católica podem ter sido o motivo do processo ainda não ter sido concluído.

Nos bastidores, vereadores até de outros municípios estariam recebendo telefonemas de padres e lideranças católicas para recuar da medida ou não aplicá-la em outras cidades. Aliados de Pazolini já teriam sugerido de trocar a antecipação dos feriados por pontos facultativos.

A Coluna Plenário entrou em contato com o prefeito Pazolini para falar da questão, mas até o momento não recebeu retorno, nem sobre a situação com a igreja e nem sobre se vai sancionar a antecipação dos feriados.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: