Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Abre alas para eleições 2026

Confira a coluna desta terça-feira (25)

Eduardo Maia, do Jornal A Tribuna | 25/02/2025, 14:00 h | Atualizado em 25/02/2025, 14:00

Imagem ilustrativa da imagem Abre alas para eleições 2026
Eduardo Maia

Mercado político não ficou atento somente aos desfiles das escolas no Sambão do Povo, durante o último final de semana, mas observou também o passo a passo de cada político presente. Desta vez, em tempos estratégicos para “pavimentar” o caminho para as eleições de 2026, diversos deles saíram dos tradicionais camarotes para circular por todo Sambão.

Ficou nítido que os grupos liderados pelo governador Renato Casagrande (PSB) e pelo prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), estavam capitaneando as atenções.

Raras foram as vezes em que os grupos se cruzaram no Sambão. Uma delas foi quando houve a entrega da chave para a Família Real. Segundo interlocutores dos grupos, o momento foi de tensão. Pazolini disse que o investimento era, sobretudo, da prefeitura e da Liga das Escolas. Casagrande, por sua vez, destacou que vinha de todos, inclusive do Estado.

Bloquinho daqui e dali

Chamou atenção que o deputado federal Da Vitória (PP) foi o único a circular entre Casagrande e Pazolini. Em vídeos, fez questão de publicar takes durante sua passagem nos dois grupos. PP tem espaço estratégico na gestão da capital, e também foi contemplado pelo governo. Em 2026, porém, será obrigado a escolher um dos dois “blocos”.

Até no samba-enredo

Houve recados até mesmo nos samba-enredos escolhidos para ilustrar os posts nas redes sociais. Após ter falado da importância do Carnaval e do investimento nesse tipo de atividade, vídeo publicado pelo governador trouxe o trecho: “quem plantar a paz, vai colher amor”, popularizado pela escola carioca Mangueira no começo dos anos 2000.

Presentes na Piedade

Imagem ilustrativa da imagem Abre alas para eleições 2026
Deputado João Coser (PT) e sua filha, vereadora Karla Coser (PT) | Foto: Reprodução/Redes sociais

Deputado João Coser (PT), acompanhado de sua filha, vereadora de Vitória Karla Coser (PT), desfilou pela 1ª vez na avenida do Sambão do Povo, convidado pela Unidos da Piedade. “Parabéns a todas as agremiações. Carnaval de Vitória é o abre alas dos desfiles no Brasil”, destacou o parlamentar.

Está desfilando

Deputado federal Evair de Melo (PP) foi presença constante ao lado de Pazolini no Sambão do Povo.

Além de ter desfilado com Pazolini e a vice, Cris Samorini (PP), Evair tem sido figura cada vez mais presente na Prefeitura de Vitória, dividindo tempo entre suas atividades parlamentares em Brasília.

Com isso, “mata” dois coelhos com uma cajadada só. Ajuda Pazolini e aumenta capital político para possível disputa ao Senado.

Prioridade foi colocar vice-governador no Sambão

Um dos objetivos do governador Casagrande (PSB) durante os desfiles foi dar ainda mais projeção a Ricardo Ferraço (MDB) junto ao público que esteve no Sambão do Povo ou que assistiu aos desfiles pela televisão. De bermuda, Ricardo mostrou uma faceta mais popular junto aos capixabas e distribuiu acenos e sorrisos para as arquibancadas. É a maratona para conseguir se viabilizar politicamente para ser candidato em outubro de 2026.

Galeria

Tem um porém...

Deputado federal Helder Salomão (PT) declarou que se tiver apoio do presidente Lula (PT) ano que vem, disputa o governo do Estado. Entretanto, projeto principal é ser candidato à reeleição. Análise do mercado é de que possível candidatura do PT pode enfraquecer planos do grupo do governador.

Case nacional

Prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico Ferraço (PP), foi destaque durante congresso nacional de marketing político, em Brasília. Abordaram a campanha política de Ferraço nas redes sociais em 2024.

Muro de Berlim

Durante anúncio de obras de infraestrutura em Linhares, o presidente da Assembleia, Marcelo Santos (União), afirmou que houve rompimento do que chamou de “muro de Berlim”. “Rompemos o muro, governo do Estado, Assembleia e população, junto ao prefeito Lucas Scaramussa (Podemos). Vamos avançar por Linhares”, disse Marcelo.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: