As dificuldades te fazem crescer
A verdadeira força emocional nasce da forma como enfrentamos os desafios da vida — e não da ausência deles
Na vida de qualquer pessoa as dificuldades, as perdas e o fracasso são inevitáveis. A forma como você lida com seus problemas fará uma grande diferença na sua saúde emocional. Vive-se melhor quem sabe lidar com os desafios que vão surgindo pela frente.
Ninguém quer passar por contrariedades, mas elas vêm assim mesmo. De uma forma ou de outra elas são um tipo de exercício de interior. Após passarmos por determinadas atribulações nos tornamos pessoas mais fortalecidas emocionalmente.
Os problemas nos tiram da zona de conforto e das comodidades do dia a dia que podemos estar acostumados.
Eles nos fazem pensar diferente e buscar soluções para os nossos impasses. É dessa forma que evoluímos individualmente e coletivamente. As grandes descobertas e invenções são nada mais que a solução de um problema vivenciado numa determinada época por alguém.
No plano pessoal podemos nos deparar com situações as quais nunca imaginamos. Externamente, pode ser uma doença que surge, a perda de um amor, a vivência de um luto, a perda de um emprego ou passar por dificuldades financeiras.
Interiormente podemos passar por situações de medo, culpa, ansiedade, depressão, desamparo, solidão, tristeza e insegurança.
Para todas essas situações haverá sempre algum recurso e uma solução.
Existem os remédios, as terapias e outros recursos da atualidade com a possibilidade da transformação interior e superação de nossos dramas.
Há pessoas que não sabem lidar com as dores e obstáculos que surgem em seu caminho. Muitos se tornam um tipo de “almas murmurantes” que passam a sua existência reclamando da sorte e de que nada dá certo para eles. Aquele mais fragilizado dirá: “Tudo de ruim, só acontece comigo”. E se colocam como vítimas do destino repetindo constantemente a fala de que “nada dá certo para ele”.
O modelo educacional de uma família pode fragilizar os filhos e os tornar indivíduos dependentes, medrosos e inseguros. Pais e mães que dão tudo aos filhos os impedem de crescer psicologicamente saudáveis e ajustados na sociedade.
São pessoas sem empatia e com dificuldade de se relacionar. Esses viverão numa negação e sofrerão de uma forma ou de outra o afastamento das pessoas.
Podemos dizer que as pressões da vida e os momentos de sufoco nos transformam, levando-nos a mudanças inimagináveis.
Esse é um processo necessário que precisamos aprender a lidar de forma equilibrada sem agravarmos.
Nos problemas que você esteja vivendo no presente momento não se ocupe em pensar de onde ele vem e nem quem possa ter causado aquilo para você.
Foque a sua atenção em descobrir em que isso pode te fazer crescer como pessoa. Dessa forma, se alguém lhe causou algum mal, RELEVE.
Se você viveu uma situação de desamparo e abandono do seu pai ou da sua mãe, PERDOE. Se alguém te causou um dano, ATENUE. Se sua confiança foi traída, DESCONSIDERE. Por fim, se você sofreu um ataque injustamente, DESCULPE.
Quando a maturidade nos chega nós descobrimos que viver não é sobre o outro, é sobre você. Quando diminuímos a nossa reatividade frente aos fatos nós crescemos como pessoa.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



