Você só faz quando está pronto?
Confira a coluna
A maioria das pessoas só fazem algo ou desenvolvem algum trabalho se está com tudo praticamente pronto. Muita gente planeja, planeja e acaba não executando porque ainda não se sente preparado. É dessa maneira que muitas ações não são desenvolvidas e muitos desejos não se tornam realidade.
A consequência disso é a frustração e o sofrimento. Você também é assim? Por exemplo, alguém dirá que só vai à praia se emagrecer, outro só vai a tal festa se tiver uma determinada roupa.
Ficam reféns de um perfeccionismo e se prendem a modelos que não servem para ela. É muito raro a gente se sentir sempre preparado. É desse modo que, de coisas mais simples a algo mais elaborado, não colocamos uma ideia ou um desejo em ação.
É verdade que há projetos que precisam ser elaborados antecipadamente. No entanto, o que eu abordo aqui é o desejo e a coragem de colocar seus planos em prática.
Planejar é importante, mas não planeje excessivamente. Senão, o seu sonho não sai do papel. Permita-se começar pequeno para ir crescendo aos poucos.
Planeje o necessário e comece o que deseja. No decorrer do processo você vai aprimorando e aprendendo a partir dos seus erros e acertos.
O que não estiver bom você descarta ou aprimora. O que estiver funcionando apropriadamente, você mantém e comemora aquilo. Dessa forma você perceberá seus sonhos se tornando realidade.
Uma pessoa rígida e excessivamente formal pode apresentar dificuldades na implementação de um plano, por mais simples e elaborado que seja. Ela buscará um perfeccionismo extremado que poderá matar a sua ideia inicial.
Existem também aqueles que se paralisam ante um desejo por medo e insegurança.
É normal sentirmos dúvida e receio ante algo novo, mas é preciso superar esses sentimentos para que não deixemos de agir naquilo que pretende conquistar para sua vida.
Se você perguntar para grandes empresários se eles tinham certeza do sucesso na hora que abriram sua empresa, eles com certeza iriam falar que não. Mas eles foram lá e fizeram.
Muita gente se sente desconfortável com as críticas e depreciações que possam vir dos outros. Ao aceitar suas vulnerabilidades e imperfeições, você se sentirá mais leve e com menos cobrança quanto às suas ações.
Os comentários alheios terão impacto maior naqueles que têm medo de errar e de cair. Ao se aceitar falível, perceberá que o peso das falhas e dos fracassos não terão tanto impacto em você porque estará sempre pronto a tentar aquilo de novo e fazer de uma outra forma.
Adote para você o pensamento de que é melhor o mal feito feito do que o perfeito não feito.
Execute a sua ideia tão bem quanto você possa e não do jeito que os outros dizem que tem que ser.
Assim, ela terá o seu jeito e a sua “cara”. Não se apegue demasiado aos modelos de perfeição que estão fora da sua mente.
Para superar suas limitações e ansiedades, cerque-se de pessoas proativas que possam impulsionar as suas ideias. Bons parceiros poderão te estimular no trabalho que deseja executar.
Ouse, experimente, arrisque-se num empreendimento e numa ideia! É assim que caminhará para o acerto e para o sucesso.