Qual o melhor exercício para emagrecer?
O grande desejo da maioria das pessoas é emagrecer, mas para isso é necessário ter muita disciplina, perseverança, uma alimentação equilibrada e não se esquecer de praticar atividades físicas.
E sem rodeios, os melhores exercícios para emagrecer são aqueles que gastam muitas calorias em pouco tempo, como acontece no caso da caminhada rápida, pedal, corrida ou natação. Mas para emagrecer de forma eficiente e manter os resultados também é fundamental combinar estas atividades com exercícios de musculação, que devem ser realizados com a supervisão de um preparador físico.
Isso porque os exercícios aeróbicos aumentam a frequência cardíaca e queimam mais calorias. Já os exercícios de resistência, como a musculação, favorecem a hipertrofia muscular, que é o aumento do tamanho do músculo, o que aumenta a capacidade da pessoa de queimar calorias mesmo durante o repouso, ou seja, quanto mais massa muscular, maior é a capacidade da pessoa de gastar calorias.
No entanto, para que isso aconteça, é importante que os treinos sejam regulares e que a pessoa siga uma alimentação equilibrada e saudável.
E para bater esse papo conosco, convidei o especialista Helder Souza. De cara, ele já nos informou que “a frequência ideal depende de uma série de fatores: volume de treino, intensidade, seleção dos exercícios, nível de condicionamento físico, capacidade de recuperação e quantidade de grupamentos musculares treinados por sessão.
Mas para as pessoas que treinam com intensidade moderada, a frequência recomendada é de cinco a sete vezes na semana”.
Helder resume afirmando que treinar todos os dias não é prejudicial, mas com os cuidados de todas as variáveis citadas por ele anteriormente. O contato direto com o seu professor será fundamental para que o treinamento seja seguro e eficiente.
Souza finaliza afirmando que “em tempos de pandemia e/ou aperto no orçamento, também é possível fazer exercícios aeróbicos e de fortalecimento muscular em casa. O lance é não deixar de praticar”.
Ah! Mas não se esqueça, para conseguir uma perda de peso saudável e duradoura é importante investir em bons hábitos.
A prática de atividade física regular, o abandono do fumo, a redução do consumo de bebidas alcoólicas, o controle do sono e uma alimentação balanceada devem fazer parte do seu checklist pessoal.
E a dieta milagrosa?
Quem já não entrou em dietas milagrosas que trouxeram resultado a curto prazo, mas fracassaram depois de um tempo? Para perder peso de forma sustentável há um método com nome e sobrenome: reeducação alimentar.
E os medicamentos emagrecedores funcionam?
O uso da medicação apenas pode facilitar a perda de peso, mas, se não houver mudanças do estilo de vida há chances de retomada do peso perdido.
É necessário que você crie soluções e não desculpas, pois desculpas não levam ninguém a nada, somente a insatisfação.
Priorize o que vai de fato contribui para a melhoria de sua qualidade de vida e saúde.
Até a próxima semana.