Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Nutridicas, por Gabriela Rebello

Nutridicas, por Gabriela Rebello

Colunista

Dicas para congelar alimentos e facilitar o seu dia a dia

Artigo da coluna NutriDicas, do Jornal A Tribuna

Gabriela Rebello | 24/02/2023, 13:33 h | Atualizado em 24/02/2023, 13:36

Tente imaginar a vida sem geladeira/freezer. Retrato do caos. Congelar os alimentos é uma ótima alternativa para quem busca praticidade no dia a dia, sem deixar de lado o sabor da comida caseira. A prática serve tanto para evitar desperdícios em uma refeição que sobrou quanto para planejar a alimentação da semana, por exemplo.

E o que vale frisar é que conseguimos manter os nutrientes, textura e sabor, basta realizar o processo de congelamento e descongelamento de forma adequada.

Fique atento as dicas da Nutri:

1) Atenção ao tempo de congelamento:  Sim, alimentos congelados também têm prazo de validade. Por isso, na hora de congelar, é importante etiquetar cada um deles com a data em que foi congelado. Onde cabe ressaltar que cada alimento/preparação tem o seu período de validade. Na dúvida, mantenha o período de um a três meses.  

2) Mantenha alguns itens longe do congelador: É triste, mas nem todo alimento pode ser congelado. É o caso de ovos inteiros, maionese, margarina, iogurte, pudins, cremes à base de amido de milho, gelatina e hortaliças folhosas.

3) Escolha a embalagem correta: A selagem a vácuo é ideal, porque o alimento não entra em contato com o ar frio e seco do congelador. Mas também funciona usar sacos com fechamento hermético, livres de Bisfenol A (BPA). Basta retirar o máximo de ar antes de fechar a embalagem. Vasilhames de vidros também são boas opções.

O tamanho deve ser adequado à quantidade de alimento, para evitar o excesso de ar no interior e também a possibilidade de acúmulo de líquidos, que geram cristais de gelo maiores.

4) Não congele comida quente: Antes de congelar a preparação, é necessário esperar que ela esfrie. Assim que isso acontecer, transfira-a para a embalagem, feche bem e leve ao congelador.

Mas lembre-se, os alimentos que serão congelados prontos devem ser apenas levemente temperados e cozidos pelo tempo mínimo necessário, pois o congelamento tende a acentuar os temperos e a amaciar os alimentos.

5) Descongele os alimentos na geladeira: Descongelar alimentos em temperatura ambiente, apenas tirando-os do freezer e colocando-os sobre a pia, pode ser mais rápido, mas não é o melhor. O ideal é usar a geladeira para descongelar, ou com o auxílio do forno micro-ondas, assim, a comida ficará mais protegida contra bactérias.

6) Jamais recongele um alimento: Tirou do freezer e não preparou, o que você faz? Voltar a congelar não pode ser uma opção, porque aumenta a quantidade de bactérias no alimento, que podem causar intoxicação.

Sabendo como congelar e descongelar, você evita o desperdício e ainda conserva  o sabor, a textura e os nutrientes dos alimentos, o que permite o preparo de refeições saborosas e saudáveis. Encontro vocês na próxima semana. 

Seu limite gratuito de 15 matérias bloqueadas acabou...
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos:
Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: