Aliados no combate ao câncer
Ontem foi comemorado o Dia Mundial de Combate ao câncer e é óbvio que eu não poderia deixar passar essa data em branco. Às vezes pode parecer que bato na mesma tecla quando falo da importância dos alimentos em diversas situações.
Mas a verdade é que com a escolha certa aumentamos as defesas do nosso organismo, que nos blinda de diferentes doenças, por meio do sistema imunológico, renovando estruturas e permitindo que vençamos batalhas contra vírus, bactérias e inclusive, o câncer.
A alimentação deve ser variada, equilibrada e saborosa. Frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões são os principais protetores. Confira uma listinha dos alimentos que não podem faltar no seu carrinho de compras:
Cebola roxa: rico em alicina, selênio e triptofano, substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam na prevenção do câncer especialmente em órgãos digestivos, como esôfago, estômago e cólon.
Mirtilo: ricas em polifenóis, nutriente que aumenta a produção de enzimas que destroem substâncias tóxicas ao organismo.
Romã: fonte de vitamina C e flavonoides, ajuda a combater o câncer de pulmão e próstata. O consumo indicado é em média de 4 rodelas por dia.
Chá Verde: contém antioxidantes chamados catequinas, que podem ajudar a prevenir o câncer, incluindo na eliminação dos radicais livres. Estudos descobriram que catequinas podem reduzir o crescimento de células tumorais.
Aloe Vera: atua aumentando a função do sistema imune e destruindo células cancerígenas.
Além de avaliar o que comer, é importante observar a forma correta de preparo. Ao cozinhar, você deve ter cuidado com a higiene dos alimentos. E nada de frituras: o melhor é assar, grelhar ou cozinhar.
E sempre que possível dê preferência aos orgânicos, quanto menos substâncias químicas (disruptor endócrino) ingerirmos melhor.
Procure dormir bem. O sono é fundamental para a manutenção do sistema imunológico. Evite o fumo. Limite o consumo de bebidas alcoólicas. E mexa-se! A atividade física e a alimentação balanceada formam o casal perfeito.
Se for um paciente oncológico: mude gradativamente seus hábitos alimentares; faça várias pequenas refeições com intervalos regulares, mastigue bem e lentamente; beba líquido ao longo do dia.
A verdadeira prevenção está no prato. Comece hoje a rever os seus hábitos. Como já dizia o mestre da medicina Hipócrates: “Que seu alimento seja o seu remédio”.