Criminosos roubam perfis do Instagram para aplicar golpes
Neste final de ano, dispararam os casos de invasões de conta do Instagram, de pessoas físicas, para aplicação de golpes. Os criminosos invadem os perfis e fingem ser as vítimas para postar anúncios falsos de produtos com preços super vantajosos.
Postam anúncios de smart TVs, smartphones, eletrônicos, móveis domésticos e uma infinidade de produtos, que acabam despertando o interesse das pessoas pelo preço anunciado e pelo fato de ser, supostamente, o anúncio de uma pessoa conhecida.
Essas invasões de contas do Instagram são realizadas sem grande sofisticação tecnológica, pois em julho deste ano foram vazadas 8,4 bilhões de senhas, de diversas plataformas da internet, o que colaborou com a ação dos criminosos.
De posse desse mega banco de dados de senhas, os cibercriminosos terão acesso às senhas dos usuários que as mantiveram inalteradas.
Outro aspecto que facilita a atividade criminosa é não efetuar a autenticação de dois fatores. Esse recurso é fundamental para que a conta não seja roubada, pois embora não impeça a invasão, o invasor, sem o código que é fornecido para o telefone da vítima, não conseguirá alterar a senha e sequestrar o perfil invadido.
É importante reforçar que o usuário que tiver o seu perfil sequestrado, dificilmente conseguirá recuperá-lo, pois o Instagram não possui um procedimento eficiente e de atendimento direto ao usuário.
Para piorar a situação, após invadir o perfil, o criminoso realiza a autenticação em duas etapas. Desta forma, os registros de movimentações daquele perfil específico irão para o celular ou e-mail que o invasor indicar.
Enfim, o melhor a fazer é ficar atento aos golpes e reforçar a conta, com todos os recursos de segurança disponíveis no Instagram.
A senha sozinha não é mais certeza de segurança em ambientes online, logo é preciso utilizar outros recursos de segurança e buscar se informar de que modo os criminosos agem nesses golpes.
Resumidamente, são 4 fatores que contribuem para essa enxurrada de contas de amigos invadidas para prática de fraudes em venda de produtos.
I - O mega vazamento de senhas ocorrido em julho deste ano.
II - A falta de modificação de senhas por parte dos usuários. Isso deixa as suas senhas antigas expostas tornando-se um convite para os criminosos.
III - O não ativamento da confirmação em duas etapas. O criminoso utiliza a senha antiga que foi vazada e, facilmente, a modifica para barrar a entrada do dono da conta.
IV - Mesmo que ative a confirmação em dois fatores, ainda assim existem pessoas que se deixam enganar e fornecem os códigos de controle que recebem via SMS.
Repare que os três últimos aspectos estão relacionados com atitudes do usuário. Sendo assim, não há dúvidas de que a segurança da conta do Instagram depende, em grande parte, do comportamento do usuário ao gerenciar sua conta. Então, fique esperto!