Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Mundo Digital

Mundo Digital

Colunista

Eduardo Pinheiro

Como recuperar fotos deletadas do celular e do computador

O quanto antes realizar o procedimento de recuperação, as chances de sucesso na operação serão bem maiores

Eduardo Pinheiro | 15/05/2023, 14:44 14:44 h | Atualizado em 15/05/2023, 14:44

Imagem ilustrativa da imagem Como recuperar fotos deletadas do celular e do computador
Aplicativos para recuperar fotos perdidas por engano ou falha de sistema |  Foto: Canva

Quase todos já passamos pela situação de ter deletado uma foto, um vídeo ou qualquer outro tipo de arquivo e depois ter percebido o engano cometido. 

Quando essa situação ocorre as pessoas procuram desesperadas opções de recuperação desses arquivos excluídos acidentalmente, a maioria passa pela frustração de não conseguir recuperar os arquivos e alguns, mais afortunados, chegam a buscar empresas especializadas para efetuar o serviço de recuperação.

Leia mais sobre Mundo Digital aqui

Mas nesta coluna vamos indicar cinco aplicativos que prometem, de modo simples, com alto índice de sucesso e de forma gratuita, tirar do desespero os usuários dos dispositivos (smartphone e computador) que tiverem seus arquivos apagados. Então vamos direto a eles.

DiskDigger 

Este aplicativo pode recuperar fotos, vídeos, músicas, documentos e outros tipos de arquivos deletados acidentalmente. 

O app também permite a recuperação de arquivos em partições formatadas ou corrompidas. O DiskDigger é fácil de usar e oferece uma opção para visualizar os arquivos recuperados antes de restaurá-los. Disponível apenas para Android.

Recovery Ztool

Esse app pode recuperar vários formatos de arquivos deletados acidentalmente, bem como os que foram perdidos devido a falhas no sistema, vírus ou outros problemas. 

O Recovery Ztool é uma ferramenta poderosa e eficaz, mas é recomendado apenas para usuários experientes, pois exige conhecimentos técnicos avançados para operá-lo. Disponível apenas para Windows.

Recuva

Essa ferramenta pode recuperar arquivos deletados acidentalmente, bem como arquivos perdidos devido a falhas no sistema ou partições corrompidas. 

O Recuva possui uma interface simples e fácil de usar, com opções de filtragem de arquivos por tipo ou localização. Disponível para Android e Windows.

Leia mais

Tecnologia e inteligência artificial a serviço do usuário

Os perigos dos relacionamentos virtuais com estranhos

EaseUS Mobisaver

É um aplicativo de recuperação de dados para dispositivos iOS e Android. 

Ele pode recuperar contatos, mensagens, fotos, vídeos, notas e outros tipos de arquivos deletados acidentalmente ou perdidos devido a falhas no sistema. Possui visualização prévia antes de recuperar os arquivos.

Dr.Fone

Esse app pode recuperar contatos, mensagens, fotos, vídeos, notas e outros tipos de arquivos deletados acidentalmente ou perdidos devido a falhas no sistema. 

O Dr.Fone é fácil de usar e oferece opções para recuperar dados diretamente do dispositivo ou de backups do iTunes ou iCloud. Disponível para Android e iOS.

Um desses cinco aplicativos pode auxiliar qualquer pessoa na recuperação de arquivos deletados dos seus dispositivos. E não desanime se não conseguir com um primeiro app, tente com outro que pode ter melhor sorte.

Porém, vale ressaltar que não existe garantia de recuperação, pois quanto mais demorar em realizar o procedimento correrá o risco de que novos arquivos criados no dispositivo possam sobrepor àquele que seria recuperado. Então, o ideal é executar o procedimento de recuperação tão logo perceba a perda do arquivo. Fica a nossa dica!

Eduardo Pinheiro é consultor de tecnologia da informação

Leia mais

Como proteger seus filhos das ameaças do mundo digital

Adolescentes e jogos violentos podem ser uma bomba-relógio

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: