A blindagem e o apogeu do corporativismo
Podcast Tribuna Política debateu a PEC da Blindagem aprovada pela Câmara dos Deputados
O cientista político Thomaz Thommasi classificou a chamada PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara dos Deputados, como o “apogeu do corporativismo no Congresso Nacional”. A análise foi feita na abertura do podcast Tribuna Política, do portal Tribuna Online.

Segundo Thommasi, a proposta “mexe com algo muito caro para a democracia”, que é a imunidade parlamentar. Ele lembrou que a imunidade surgiu no Parlamento inglês com o objetivo de garantir que, no exercício de sua função, o legislador tivesse liberdade para falar em defesa dos deveres e dos direitos do povo — e não para obter proteção pessoal.
“O que a PEC da Blindagem faz é proteger o CPF, a pessoa física de quem é votado nas urnas. Ela blindaria o político, por exemplo, a partir do momento em que é diplomado, ou seja, mesmo antes de assumir efetivamente o mandato. É um absurdo, e tenho dito que é uma medida diretamente ligada ao corporativismo”, criticou.
Para o jornalista Eduardo Maia, responsável pela coluna Plenário, publicada no jornal A Tribuna e no portal Tribuna Online, o impacto sobre os deputados que apoiaram a proposta será grande. “Isso arranha muito a imagem deles, porque une críticas de eleitores de direita e de esquerda. O efeito para quem votou a favor da PEC é muito negativo”, avaliou.
Confira o podcast no link abaixo.