Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Tarcísio e Barroso trocam afagos e isolam os radicais

Coluna foi publicada no sábado (30)

Roseann Kennedy, Eduardo Gayer e Augusto Tenório | 02/10/2023, 10:43 h | Atualizado em 02/10/2023, 10:45

Imagem ilustrativa da imagem Tarcísio e Barroso trocam afagos e isolam os radicais
Governador de SP, Tarcísio de Freitas esteve presente na posse de Luís Roberto Barroso como presidente do STF |  Foto: Divulgação/Republicanos

A presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), na posse de Luís Roberto Barroso como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) foi notada pelo ministro, que comentou a satisfação pela retomada do diálogo.

Entre convidados de sua festa num salão de eventos em Brasília, o próprio Barroso abordou o tema quando elogiado pelo discurso em tom pacificador: “O governador Tarcísio estava lá no plenário do STF. Viram? É uma presença importante. Civilidade. O País precisa de civilidade”, afirmou, confiante. Alvo de ataques da militância bolsonarista ao longo de anos, especialmente quando presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Barroso cria pontes com a direita e, a considerar a troca de afagos, encontrará apoio em Tarcísio para isolar os radicais.

ACERTOU. “Barroso citou expressamente a autocontenção e o equilíbrio que deve haver entre os Poderes. Colocou de forma acertada os desafios que garantem a solidez do sistema democrático: da representatividade, do cumprimento de compromissos, da inclusão e justiça”, afirmou o governador à Coluna.

DEU SAMBA. Na festa de posse para 1.200 convidados, promovida pela Associação dos Magistrados do Brasil e com alguns convites vendidos a R$ 500, Barroso surpreendeu todos. Cantou com o sambista Diogo Nogueira no palco, dançou e depois deu palinha de Evidências, já no salão.

APROXIMAÇÃO. Filiado ao PL de Jair Bolsonaro, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, se apresentou a Cristiano Zanin e à advogada Valeska Martins, mulher do magistrado. Convidou o casal para um jantar. “Fazemos isso com todos os ministros que entram”, afirmou, antes de deixar o salão.

QUEM SABE? Apesar de o ministro da Justiça Flávio Dino ser o favorito para o STF, os ministros da Corte evitam apostas: “Qualquer um dos cotados pode assumir. Nem Lula sabe quem será”, disseram os que estavam na festa de Barroso. Os outros ventilados são o Advogado-Geral da União, Jorge Messias, e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas.

INVESTIDA. Figuras poderosas do Congresso querem fazer uma nova articulação para tentar emplacar Bruno Dantas no Supremo. A ideia é argumentar com o presidente Lula que seria uma forma de reduzir a tensão entre Executivo e Legislativo, retomada com a resistência do Planalto a efetivar as trocas na Caixa.

PRESENTE. Lula vai indicar a ex-senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) para a vaga reservada ao Brasil na diretoria da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). A cadeira é ocupada hoje pelo embaixador de carreira Carlos Lazary.

NA MIRA. A regulamentação de cigarros eletrônicos no Brasil entrou na pauta de debates do Senado. Apesar de o produto ser proibido pela Anvisa desde 2009, atualmente mais de 2,2 milhões de adultos brasileiros fazem uso de vapes, segundo pesquisa Ipec, e fomentam o comércio ilegal e o contrabando. A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) reclama de omissão da Anvisa.

PONDERAÇÃO. Soraya avalia que a simples proibição da comercialização gera um dano maior à sociedade do que a existência de regras que disponham sobre a fabricação, composição e venda.

Imagem ilustrativa da imagem Tarcísio e Barroso trocam afagos e isolam os radicais
CLICK. Rosa Weber, ministra aposentada do STF - Com integrantes do Movimento Nacional pela Paridade no Judiciário, que enviaram carta ao presidente Lula pedindo que a vaga de Rosa fique com uma mulher. |  Foto: Mateus Bonomi/AGIF

"Para ver, ouvir e pensar"

Série: Sintonia, Netflix
Música: Renaissance, de Beyoncé
Livro: Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: