Preenchimento labial é tendência entre homens
O desejo de ter lábios bem definidos, simétricos e volumosos não é exclusividade das mulheres. O preenchimento labial também tem despertado o interesse do público masculino.
A demanda de homens pela técnica aumentou em mais de 50% nos consultórios capixabas, de acordo com o farmacêutico esteta César de Alencar.
Ele explica que o procedimento é simples, praticamente indolor e com resultado imediato. Feito no consultório, o ácido hialurônico é injetado após aplicação de anestesia local.
“A substância pode ser aplicada no contorno do lábio para deixá-lo mais desenhado ou na região vermelha para dar mais volume. É importante que o procedimento seja feito em etapas e com cautela para que fique o mais perfeito possível”, destacou o especialista.
Benefícios
Entre os benefícios do procedimento, o mais expressivo está relacionado à técnica ser pouco invasiva e bastante segura, esclarece o dermatologista Eduardo Carnavale de Carvalho.
“Um engano comum é pensar que o preenchimento labial deixa a boca sem expressão. Quando o tratamento é feito com um preenchedor correto e por um profissional especializado em harmonização facial, o efeito é sempre natural e esteticamente bonito”, ressalta o dermatologista.
Moysés Netto, especialista em harmonização orofacial e doutor em ciências da saúde pela Fiocruz, diz que nos homens a voluminização é menor. Só destacar o contorno já oferece resultados satisfatórios.
“Os contornos superior e inferior são muito proeminentes em pessoas jovens. Quando reavivamos esse contorno, e definimos o arco do cupido (V no lábio superior) e os filtros (relevos que saem do lábio e vão ao nariz), é como se a pessoa recuperasse jovialidade”, salienta.
Mas, mais do que estética, há ainda o resgate da funcionalidade, segundo a médica Julianne Wagmacker. “Com o tempo, os lábios perdem volume e afinam. E esse volume tem a função de selar a boca para, por exemplo, o líquido não escorrer ao beber algo”, esclarece.
Além do preenchimento, ela sugere também o ultraformer nos lábios e no entorno, que age no estímulo da produção de colágeno.
“Melhor do que eu esperava”

A sensação de que os lábios eram desproporcionais motivou o comerciante Rodrigo Hubner, de 33 anos, a buscar o preenchimento.
O jovem assume ser vaidoso e conta que já fez outros procedimentos estéticos, como aplicação de BCA, botox e preenchimento em outras áreas do rosto.
“O resultado foi muito positivo. O preenchimento corrigiu uma assimetria que eu tinha e o efeito estético ficou melhor do que eu esperava”, salienta.
Saiba mais:
Duração é de seis a 12 meses
Preenchimento
- É um procedimento simples, praticamente indolor e com resultado imediato. O ácido hialurônico pode ser aplicado no contorno do lábio para deixá-lo mais desenhado ou na região vermelha para dar mais volume.
- A substância ainda atrai moléculas de água para induzir a formação de colágeno. Assim, a hidratação melhora e a sustentação local fica mais firme.
- O efeito é temporário, pois há uma enzima no organismo que degrada o colágeno e o ácido hialurônico. A duração é de seis a 12 meses.
Outras tecnologias
- Também podem ser utilizados equipamentos sobre a área dos lábios que estimulam a produção de colágeno na região, o que cria uma sensação de volume com um aspecto natural. Um dos mais usados hoje é o ultraformer.
Estética e funcionalidade
- O volume dos lábios impacta na estética resgatando a jovialidade, já que a tendência é perder volume com o envelhecimento. Mas o volume também cumpre função de selar os lábios ao se alimentar, assim, por exemplo, ao beber algo, o líquido não escorre pela boca.