Vivo: velocidade da internet móvel 5G pode chegar a 1GB
Inicialmente, a cobertura 5G está contemplando oito bairros em Vitória
Escute essa reportagem
Com a chegada do 5G na capital Vitória, é esperado que ocorra uma melhora significativa na qualidade da internet móvel nas regiões contempladas com a nova tecnologia. Além disso, a utilização de fibras óticas nas redes de internet fixa proporciona aos usuários mais velocidade na transmissão de dados, maior estabilidade do sinal e menos quedas de transmissão.
Para entender o que a chegada do 5G significa, o diretor Regional no Rio de Janeiro e Espírito Santo da Vivo, Cristiano Salgado, realiza a comparação com a tecnologia 4G. "Hoje, o cliente que tem uma ótima experiência com a internet 4G móvel trafega em até 100 mega de velocidade. Com o 5G essa entrega será de 1GB. O esperado é que a nova tecnologia realize download de um arquivo de 1GB em aproximadamente dez segundos, dependendo do volume de tráfego no momento".
Isso quer dizer que, com a rede ativada, os usuários podem usufruir de uma navegação mais veloz, além de uma melhor experiência no uso e consumo de conteúdos multimídia ou jogos online de alta resolução.
Cristiano explica também que a tecnologia 5G e o uso das fibras óticas são tecnologias complementares. "Nós entendemos que a utilização da fibra ótica é muito importante e, por isso, dizemos que são tecnologias complementares. A fibra pode oferecer na casa do cliente uma conexão estável e múltiplos dispositivos conectados. Já o 5G será mais uma rede externa".
Inicialmente, a cobertura 5G em Vitória está contemplando oito bairros, sendo eles: Enseada do Suá, Goiabeiras, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Mata da Praia, Praia do Canto, Santa Helena e Santa Lúcia.
De acordo com Cristiano, a instalação nessas localidades não foi por acaso. "Essas são as regiões que possuem o maior tráfego de dados e o maior número de clientes. Então, prioritariamente, começamos por esse bairros para oferecer a melhor experiência possível para os nossos clientes".
No entanto, a empresa já atua na ampliação para outras regiões da cidade. "Seguindo as regras da Anatel, a empresa prevê que toda a cidade seja coberta com a tecnologia até o final de 2022. Já as demais cidades com mais de 100 mil habitantes devem receber a cobertura até 2025", afirma ele.
Mudança de Chip
O 5G da Vivo está disponível para todos os clientes da empresa. No entanto, para usufruir da nova tecnologia, o cliente precisa possuir um aparelho compatível e estar dentro da área de cobertura. Além disso, também será necessário realizar a troca do chip dos smartphones em qualquer agência da Vivo.
“O 5G já é uma realidade em Vitória para aqueles que possuem um smartphone que permita a conexão na quinta geração. A rede 5G traz benefícios imediatos aos consumidores a partir de uma internet móvel de ultravelocidade, abrindo espaço para as empresas criarem serviços e experiências imersivas, com o uso mais frequente e eficiente de tecnologias de realidade virtual e inteligência artificial", afirma Cristiano.
E continua. "Com a infraestrutura 5G em sua máxima potência, abrimos um mundo de possibilidades para clientes e sociedade. A expansão da tecnologia será gradual para oferecer a melhor experiência aos consumidores, com maior qualidade e velocidade de navegação.”, destaca ele.
Fibra Ótica em Viana
O diretor Regional no Rio de Janeiro e Espírito Santo da Vivo, Cristiano Salgado, revelou com exclusividade ao Jornal A Tribuna, que o próximo município a receber a cobertura em fibra ótica da Vivo no Espírito Santo será Viana.
"É muito importante para os clientes ter o wifi dentro de casa e, por isso, vamos lançar a cobertura em Viana no dia 1º de outubro. No Espírito Santo, 10 cidades já contam com essa cobertura e continuamos expandindo para abranger cada vez mais regiões".
Além de Viana, que receberá a tecnologia em outubro, as cidades capixabas que já possuem a cobertura em fibra ótica são: São Mateus, Colatina, Aracruz, Linhares, Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim e Guarapari.
Comentários