Vitória e Serra somam 2.139 acidentes de trânsito no ES este ano
Nas duas cidades foram 2.139 acidentes somente este ano, ocasionando 31 mortes e acendendo um alerta de perigo para as vias
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O trânsito de Vitória e da Serra é responsável por cerca de 60% dos acidentes registrados na Região Metropolitana.
Foram 2.139 acidentes somente este ano, ocasionando 31 mortes e acendendo um alerta de perigo para as vias mais perigosas.
Na Serra, que lidera o ranking estadual de acidentes, a via mais perigosa é a avenida Norte Sul, segundo a prefeitura. Ela é uma das mais movimentadas da cidade, pois sai de Vitória e atravessa bairros como Jardim Limoeiro e Laranjeiras.
Foi lá que um motociclista de apenas 22 anos morreu na semana passada, após perder o controle da direção, bater contra o meio-fio e atingir a parede de uma loja.
Ainda na Serra, outras quatro vias aparecem na preocupante lista de acidentes: ES-010, avenida Brasil, BR-101 e avenida Brasília. Segundo a prefeitura, a imprudência é o principal motivo de tantos acidentes, com destaque para o excesso de velocidade, o não cumprimento da sinalização e o uso do celular.
Já na capital, o endereço do perigo é a avenida Dante Michelini, na orla da Praia de Camburi. Este ano, dois acidentes chamaram a atenção por lá: o carro que capotou e derrubou um poste na Mata da Praia, deixando toda a região sem energia, e o atropelamento que resultou na morte da ciclista Luísa Lopes, de 22 anos.
Avenidas como Fernando Ferrari, Desembargador Santos Neves e Vitória também aparecem na lista das mais perigosas, segundo a prefeitura. Na tentativa de reduzir o número de acidentes, a administração municipal fez um mapeamento levando em conta o número de ocorrências e o índice de infrações, com objetivo de reforçar a fiscalização.
“Identificamos os locais que mais precisavam da presença da guarda. Isso já tem inibido o excesso de velocidade e a imprudência, que são as principais causas de acidentes. Além disso, estamos fazendo fiscalização dentro dos bairros, e não só nos locais mais tradicionais, como saída de praias e bares”, ressaltou o gerente de Operações e Fiscalização no Trânsito de Vitória, Brunno Xavier.
De acordo com Brunno, essas ações já surtem resultado, reduzindo o número de acidentes. No comparativo entre janeiro e junho deste ano e do ano passado, o índice de ocorrências caiu 33,7%.
Capital pode ter radares
Única capital entre as regiões Sudeste e Sul do País que não tem radar de velocidade, Vitória estuda a instalação dos equipamentos.
A colocação dos radares não vai acontecer de imediato, mas a análise de viabilidade está sendo feita pela prefeitura, segundo o gerente de Operações e Fiscalização no Trânsito de Vitória, Brunno Xavier.
“Essa possibilidade vem sendo estudada por conta de alguns acidentes nos principais corredores, como a própria avenida Dante Michelini e a avenida Fernando Ferrari. Nessas vias, a velocidade máxima não vem sendo obedecida por muitos motoristas”, ressaltou Brunno.
O gerente da prefeitura ressalta, entretanto, que a análise para a instalação do radar não leva em conta somente o índice do desrespeito ao limite de velocidade.
“É preciso analisar a real necessidade do controlador de velocidade e avaliar os problemas, já que um radar pode causar congestionamento e até mesmo acidentes, dependendo do local”.
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