X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Vinte passaportes emitidos por dia na agência do consulado da Itália em Vitória


Ouvir

Escute essa reportagem

O escritório consular italiano no Espírito Santo iniciou os atendimentos nesta segunda-feira (17) e já começou a confeccionar passaportes. A meta para os próximos dias é que o local faça cerca de 20 atendimentos diários, com prioridade para emissão de passaportes.

Imagem ilustrativa da imagem Vinte passaportes emitidos por dia na agência do consulado da Itália em Vitória
Agência consular italiana fica em prédio na Enseada do Suá, em Vitória |  Foto: Divulgação

No Estado, estão na fila para serem confeccionados aproximadamente sete mil passaportes. O novo escritório italiano (Sportello Consolare, em italiano) fica localizado em Vitória, no Edifício Conilon, na Enseada do Suá.

Devido ao horário reduzido na segunda-feira, porque os funcionários realizam demandas internas, foram feitos cinco atendimentos no primeiro dia. Mas, de acordo com o coordenador do Movimento Associativo dos Italianos no Exterior (Maie) no Espírito Santo, Thiago Roldi, os atendimentos serão ampliados, para o escritório conseguir atender as pendências, que são, em maioria, de emissão de passaportes.

Thiago afirmou que pretende diminuir o tempo de espera de confecção de passaportes, que hoje é, em média, de um ano.

Imagem ilustrativa da imagem Vinte passaportes emitidos por dia na agência do consulado da Itália em Vitória
A meta para os próximos dias é que o local faça cerca de 20 atendimentos diários, com prioridade para emissão de passaportes. |  Foto: Divulgação

“Acreditamos que, trabalhando bem, com mutirões em fins de semana e uma força-tarefa, em um período de seis a oito meses, poderemos conseguir reduzir o tempo de espera para seis meses”, disse.

O coordenador do Maie alertou que os descendentes que fizeram alguma solicitação ao escritório devem ficar atentos ao e-mail. Os agendamentos serão feitos por lá e, se demorarem a visualizar, podem perder o lugar na fila.

Além da emissão de passaportes, o escritório consular também realiza serviços como emissão de vistos, atualizações de estado civil e autenticações.

Thiago pontuou que, por meio do escritório, poderá haver o repasse de informações sobre bolsas de estudos e oportunidades na Itália.

“Além do atendimento mais amplo, que antes não tinha, há todos os serviços que um consulado grande faz, em menor porte”, completou.

A inauguração oficial do escritório será no dia 7 de dezembro, e deverá contar com a participação de autoridades como o embaixador italiano no Brasil, Francesco Azzarello, e o diretor-geral dos italianos no mundo, Luigi Vignali.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: