VÍDEOS |Chuva volta a atingir região serrana do Rio e deixa Petrópolis em alerta
Sirenes foram acionadas pela Defesa Civil no começo da tarde desta terça-feira (13) para mobilizar a população das áreas de risco
Escute essa reportagem

O Centro Histórico de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, ficou inundado em diversos pontos da Rua do Imperador, rua Teresa, rua 24 de maio, rua Coronel Veiga e avenida Portugal deixando motoristas e pedestres ilhados na tarde desta terça-feira (13). Em fevereiro, uma inundação deixou diversos mortos por afogamento no mesmo trecho.
Às 13h22, a Defesa Civil também recomendou que logistas fechem o comércio no Centro Histórico. A Prefeitura Municipal de Petrópolis acionou alerta de sirenes no bairro Independência com a ordem para que a população evacue suas casas e procure o ponto de apoio localizado na Escola Municipal Alto Independência. As informações são do SBT Rio.
Às 14h32, a Defesa Civil liberou voltou a liberar as atividades comerciais do Centro Histórico devido à tendência de redução da intensidade das chuvas.
De acordo com a Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora-Rio de Janeiro (Concer), a Serra de Petrópolis, que havia sido fechada preventivamente, foi reaberta a partir da praça de pedágio de Duque de Caxias, no sentido Juiz de Fora. Até a última atualização desta reportagem, havia 2km de retenção na praça.
Moradores fizeram imagens mostrando a situação no local. O alerta do Inea aponta o transbordamento do rio Quitandinha em dois pontos: no Centro e na Coronel Veiga. Além disso, também alerta para o transbordamento dos rios Palatinado e Piabanha, no Alto da Serra e no Bingen, respectivamente. O órgão ainda indica como ponto de atenção o rio Cuiabá, no bairro Cuiabá.
A Companhia de Trânsito e Transportes (CPTrans) fechoiu os trechos que apresentavam alagamento com formação de bolsões de água. Ficou interditada a via ao longo da Rua do Imperador, com trânsito impedido a partir da Casa D’Angelo. O órgão informou que a passagem dos veículos foi liberada com fechamento de apenas 15 minutos.
AGORA: Chove muito forte em Petrópolis, região serrana do Rio. Alguns deslizamentos já foram registrados e o risco aumenta a cada minuto com a chuva que não para. Várias ruas estão completamente alagadas @sbtrio pic.twitter.com/wa6oAMSL37
— Diego Sangermano (@disangermano) December 13, 2022
"A chuva se desloca para o norte do estado, perdendo a intensidade. Para a próxima hora há previsão de chuva moderada no município de Petrópolis, divulgou o órgão.
O Boletim Meteorológico do município aponta que ainda há previsão de chuva moderada a forte para as próximas horas na Cidade Imperial.
A Defesa Civil, em nota, informou que às 13h20 fez o acionamento das sirenes no bairro Independência e mobilizou a população das áreas de risco para o ponto de apoio da comunidade, na Escola Municipal Alto Independência.#sbtrio pic.twitter.com/lrb6KlWgqs
— SBT Rio (@sbtrio) December 13, 2022
Em meio à preocupação dos moradores da cidade com novas previsões de chuva, em virtude das tragédias do início do ano com mais de 240 mortos, o Governo do Estado do Rio ainda não publicou a licitação das obras de reconstrução de Petrópolis, após as chuvas que atingiram a cidade no início do ano e deixaram mais de 240 mortos.
AGORA: Chove muito forte em Petrópolis, região serrana do Rio. Alguns deslizamentos já foram registrados e o risco aumenta a cada minuto com a chuva que não para. Várias ruas estão completamente alagadas @sbtrio pic.twitter.com/wa6oAMSL37
— Diego Sangermano (@disangermano) December 13, 2022
Já na capital fluminense, núcleos de chuva atuam ocasionando chuva moderada a forte, em alguns bairros, principalmente na Zona Oeste. No Centro do Rio, houve registro de ventania e a operação do Aeroporto Santos Dumont foi afetada.
A Defesa Civil disse que permanecerá monitorando as condições de tempo e poderá emitir atualizações e informativos a qualquer momento.
Comentários