VÍDEO | Terminal de Itaparica volta a apresentar goteiras
Escute essa reportagem
Bastaram cinco minutos de chuva para que o novo Terminal de Itaparica, em Vila Velha, reinaugurado há menos de um mês, voltasse a apresentar goteiras. O flagrante foi registrado por uma passageira no meio da tarde desta segunda-feira (15).
A diarista Lídia Gomes da Silva, 27 anos, filmou as goteiras e até mesmo os profissionais que atuam na limpeza do terminal tentando retirar as poças de água do local.
"Deu só um chuvisco e já começou a alagar, a dar poça. A chuva parou rapidinho, mas a água ficou no terminal", contou Lídia.
A diarista destacou que os passageiros que estavam no terminal e flagraram a cena, por volta de 16 horas, ficaram novamente revoltados.
"Situação feia. Esperamos tanto tempo esse terminal, para ficar nesse problema com chuva. Todos os dias passo por aqui e depois daquela chuva forte que deu no início do mês, vieram aqui, mexeram e parecia que tinham corrigido o problema, mas agora tem goteira de novo", completou.
No dia 7 de fevereiro, após uma forte chuva no fim de semana, usuários do transporte coletivo que estavam no Terminal de Itaparica relataram que o local estava com goteiras, que deixaram o piso molhado e com pontos de alagamentos.
Algumas colunas que foram construídas para escoar a água da chuva, inclusive, foram isoladas com fitas devido ao alagamento no entorno delas.
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) esteve no terminal para realizar vistoria e encontrou diversas falhas na execução do projeto.
De acordo com o engenheiro responsável pela vistoria, Giuliano Battisti, entre as irregularidades, a equipe técnica do órgão encontrou até furos nas lonas que cobrem o terminal.
Na época, a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb) informou que a responsabilidade pela obra do terminal foi o Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES).
Já o DER-ES destacou que havia sido "constatado um problema na captação da água dos cones que captam a água da chuva, o que causou o vazamento". A empresa que realizou a obra foi acionada para executar os reparos necessários.
O Terminal de Itaparica foi reinaugurado no dia 22 de janeiro, após quase três anos fechado. A obra custou R$ 12 milhões. Com o problema de goteiras e outras falhas, o Ministério Público vai investigar a obra.
O Tribuna Online fez contato com a Ceturb nesta segunda-feira (15) e de acordo com o órgão, quem responde por obras no terminal é o DER.
Por meio de nota, o Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) informou que "a empresa está dando continuidade nas atividades e melhorias, tendo em vista que nas últimas chuvas houve vazamentos nos coletores de água. Informa ainda que os trabalhos no Terminal continuam sendo executados, e a empresa está atuando às suas custas no Terminal desde as chuvas de duas semanas atrás".
VEJA O VÍDEO FEITO PELA PASSAGEIRA NESTA SEGUNDA-FEIRA (15):
LEIA MAIS:
Crea aponta falhas no Terminal de Itaparica, até furos em lona
Usuários reclamam de goteiras no novo terminal de Itaparica
Comentários