X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Vida Pet

Alimentação natural é melhor que ração para o seu pet?

Médicos veterinários explicam vantagens e desvantagens dos dois tipos de alimentos para cães e gatos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Alimentação natural é melhor que ração para o seu pet?
Renato Santoro com Kyra, 6 anos, que se alimenta de comida natural por causa de problemas gastrointestinais | Foto: Kadidja Fernandes/AT

Ração ou alimentação natural? Essa é uma dúvida comum enfrentada por tutores de pets agora que a natural vem se popularizando.

Mas se uma é melhor ou pior varia caso a caso, segundo veterinários questionados por A Tribuna. O importante, ressaltam, é garantir a saúde do pet e buscar sempre orientação profissional.

Thaiz de Deco Souza, médica veterinária e coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Faesa, explica que não existe um critério atualmente que determine um tipo de alimentação como melhor ou pior. Isso não significa que o tutor pode fazer o que quiser.

“O único profissional capacitado para direcionar, mensurar e estabelecer a melhor dieta para o pet é o médico veterinário. Ele deve ser consultado porque uma dieta específica deve ser prescrita”.

Foi isso que fez o jornalista Renato Santoro, de 61 anos. Sua schnauzer mini, a Kyra, de 6 anos, desde bem nova tem problemas gastrointestinais.

Ele recorreu a todo tipo de ração, mas nenhuma funcionava. Após consultar uma veterinária nutricionista, a recomendação foi a alimentação 100% natural.

“Isso faz dois ou três anos. Ela melhorou muito, não vou te dizer que ela nunca mais teve nada, mas é muito menos do que os episódios anteriores, e ela também recupera mais rápido”, explica.

Renato Santoro destaca que a comida feita para Kyra tem todo um balanceamento, com cada ingrediente tendo uma medida exata.

“Não é a comida que a gente faz e dá o resto para o cachorro, como fazia antigamente. É uma comida feita especificamente para o cachorro. Todos os ingredientes são pesados, tem a medida exata de sal e óleo. É tudo específico e eu recomendo muito”.

Caroline Siqueira, médica veterinária, explica que cães e gatos têm cerca de 40 nutrientes essenciais que precisam ser ingeridos em quantidades adequadas. As dietas feitas por profissionais se atentam a cada um deles.

“Se a alimentação natural não for suplementada para ser completa e balanceada, a ração sempre será a melhor opção. Antes da ração ser mais popular, os veterinários atendiam muitos cães e gatos com deficiência nutricional”.

Ela dá alguns exemplos. Falta de cálcio causa doença da “mandíbula de borracha”. Já a deficiência de vitamina A e zinco, problemas de pele.

Uma dieta desequilibrada pode prejudicar a saúde a longo prazo, reforça Thiago Oliveira de Almeida, coordenador do curso de Medicina Veterinária da Multivix Vitória.

Opiniões

Imagem ilustrativa da imagem Alimentação natural é melhor que ração para o seu pet?
Imagem ilustrativa da imagem Alimentação natural é melhor que ração para o seu pet?
Imagem ilustrativa da imagem Alimentação natural é melhor que ração para o seu pet?

O que é alimentação natural (AN)?

É uma dieta preparada com alimentos in natura, que podem ser compramos no supermercado mesmo.

É composta por carnes, vegetais, suplemento de vitaminas e minerais. Também pode conter alguns óleos vegetais ou gorduras animais, como fontes de ômega 6 e ômega 3.

Ração ou alimentação natural?

A escolha entre uma das duas depende de vários fatores. Alguns deles são: qualidade dos ingredientes, orçamento, tempo disponível do tutor e necessidades específicas do animal. Idade, raça e doenças também influenciam.

o médico veterinário irá orientar qual a melhor opção de alimentação, dentre as industrializadas secas, úmidas, rações terapêuticas (utilizadas para algumas doenças específicas, como cardíacas, renais, obesidade, dentre outras) ou a alimentação natural.

Vantagens da AN

A alimentação natural tem várias vantagens, como ausência de resíduos químicos, ajuste específico para cada animal e melhor digestibilidade, ou seja, ingredientes frescos contêm enzimas e nutrientes que são mais bem absorvidos.

Desvantagens da AN

Exigência de balanceamento nutricional: Uma dieta desequilibrada pode causar sérias deficiências ou excessos de nutrientes, como cálcio, fósforo ou vitaminas, prejudicando a saúde a longo prazo.

Demanda de tempo e esforço: É necessário planejar, preparar e armazenar as refeições, o que pode ser inviável para tutores com rotinas muito ocupadas.

Riscos de contaminação: Dietas cruas têm maior chance de conter bactérias como Salmonella ou Escherichia coli, sendo um risco tanto para o pet quanto para as pessoas no ambiente.

Ração

A ração é desenvolvida com formas rígidas, garantindo o equilíbrio dos nutrientes na formulação, além da higiene supervisionada e regulamentada. Custo reduzido e maior praticidade também são vantagens.

Número de aditivos e menor quantidade de água, são algumas desvantagens.

Dietas da internet

Um estudo avaliou 100 receitas de alimentos caseiros encontradas na internet, 75 para cães e 25 para gatos.

Nenhuma dessas dietas atendeu aos valores recomendados de todos os nutrientes e 84% apresentaram três ou mais nutrientes abaixo da recomendação.

Essa tese de mestrado foi apresentada em 2018, na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo.

Fonte: Profissionais consultados na reportagem.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: