Viagem dos sonhos para 90 alunos da rede pública
Eles fazem parte do programa do governo do Estado voltado para intercâmbio estudantil, e embarcaram ontem rumo à Irlanda
Uma mega aventura foi iniciada por 90 alunos da rede pública estadual. Eles fazem parte do Programa de Intercâmbio Estudantil 2025 e embarcaram ontem para a Irlanda, onde ficarão pelos próximos três meses.
Além dos que viajaram ontem, o programa contempla, nesta edição, um total de 350 estudantes, que também terão como destinos Argentina, Canadá, Estados Unidos e Inglaterra, além da Irlanda.
De acordo com o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, o programa representa uma oportunidade transformadora na trajetória dos estudantes.
“Essa é uma experiência que impacta a vida desses estudantes para além da educação. Do ponto de vista formal, a justificativa do intercâmbio é educacional, o aprimoramento do idioma. Mas o intercâmbio significa algo que vai além. Tem uma experiência pessoal, uma experiência transformadora”.
No país de destino, os alunos participarão de cursos intensivos de língua estrangeira e terão a oportunidade de vivenciar o cotidiano e a cultura local. Vitor fala que a expectativa é que o programa cresça cada vez mais.
“A gente tem aumentado ano a ano. Em 2024, foram 170. Mais que dobramos em 2025, com 350 estudantes. Neste ano, com embarques em dezembro ou janeiro, teremos 500 estudantes. E já estamos planejando o quantitativo para 2027, que certamente será maior. Esses estudantes vão embarcar em dezembro de 2027 ou janeiro de 2028”.
Ana Karolina da Silva, de 17 anos, é uma das estudantes que embarcou para a Irlanda. Pais da jovem, o policial penal Alex Sandro, 49, e a dona de casa Aline de Souza, 45, a acompanharam até o aeroporto.
“A expectativa é me acostumar com a nova cultura e aprimorar o inglês com os nativos”, afirmou a jovem ao lado do namorado, o estudante Patrick Deprá, de 18.
Ansiedade
Grande aprendizado
A estudante Brunella Rangel, de 17 anos, foi acompanhada pela mãe, Vilma Scarton, 52, professora, e pela irmã Vedrana Scarton, 19, estudante, que já participou do programa e fez intercâmbio para o Canadá em edições anteriores.
“Estou muito ansiosa para conhecer as ruas de Dublin (capital da Irlanda), a cultura e minha 'host family'”, disse Brunella.
“O intercâmbio abre muitos leques e será um grande aprendizado, apesar da saudade”, destacou a mãe da jovem.
Expectativas
Sonho realizado
Pais da estudante Luana Bastos, de 17 anos, Cláudio Bastos, 50, bancário, e Jorgiane Bayer, 51, psicanalista, também a acompanharam até o aeroporto de Vitória para que a filha embarcasse na jornada.
Além deles, os irmãos de Luana, Camilla Belmont, 29 anos, bancária, e Miguel, de 8, também foram dar o até logo.
Animada, Luana afirmou: “Desde pequenininha eu planejo fazer esse intercâmbio”. A mãe destacou: “a expectativa do que ela vai viver lá é imensurável”.
Emoção e gratidão
A estudante Hickmann Diniz, de 18 anos, também embarcou ontem. Pais da jovem, a autônoma Jakcilandia Diniz, 43, e o aposentado Raimundo Nonato, 63, além dos irmãos Davi, de 5, e Shayene, de 24, a acompanharam no embarque.
Emocionada, a jovem revelou estar com muitas expectativas. “Quero conhecer pessoas novas e saber como é a cultura daquele local”. A mãe completou: “é um privilégio, muita emoção e gratidão por essa oportunidade”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários