X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Verdades e mitos sobre o poder da lua

Especialistas explicam que o satélite tem influência sobre o mar e impacta até no comportamento de seres vivos


Imagem ilustrativa da imagem Verdades e mitos sobre o poder da lua
No observatório da Ufes, Márcio Malacarne e monitores contam que a principal influência da Lua é nas marés |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

A uma semana do eclipse lunar total, a chamada “Lua de Sangue” ou “Superlua”, o tema volta ao imaginário das pessoas. O que de fato é verdadeiro e o que é lenda urbana sobre o satélite do planeta Terra?

Dessas teorias, especialistas dizem que a Lua tem influência, direta ou indiretamente, sobre o movimento das ondas no mar, sobre os animais e até sobre o comportamento dos seres vivos, incluindo os humanos.

Para o professor do Observatório da Universidade Federal do Espírito Santo, Márcio Malacarne, a principal influência da Lua está sobre as marés.

“Isso acontece devido à força gravitacional exercida. A Lua é um corpo celeste e, como todos os corpos, ela atrai a Terra, sendo capaz de exercer duas vezes mais forças sobre a superfície do planeta que o próprio Sol, que é muito maior que ela. É essa força que influencia o vai e vem das ondas”.

O doutor em Física e professor do Instituto Federal de Santa Catarina, Marcelo Girardi Schappo, complementa o fato, salientando que a mesma influência gravitacional que a Lua tem sobre as marés não acontece com os seres vivos.

“A influência sobre massas oceânicas é muito maior do que a dos objetos e das pessoas sobre a superfície da Terra”.

Quanto a suposta influência da Lua sobre o ciclo menstrual, o astrônomo Renato Las Casas afirma que existe um mito por trás.

“Na pré-história, os animais predadores eram ameaças constantes. Uma mulher que ficava menstruada na Lua Nova corria mais risco, por conta da falta de iluminação, sendo mais seguro durante a Lua Cheia”.

Quanto ao comportamento humano e dos animais, Marcelo afirma que é resultado de uma influência indireta do satélite.

“Dependendo da fase da Lua, nós podemos ter marés mais ou menos intensas, e alguns animais que vivem no litoral, por exemplo, podem mudar de comportamento. Com relação às pessoas, há a possibilidade dela se sentir diferente por acreditar na influência. Se chama efeito das expectativas”.


FIQUE POR DENTRO


Mitos e verdades

  • Especialistas dizem que a Lua tem influência, direta ou indiretamente, sobre o movimento das ondas no mar, sobre os animais e até sobre o comportamento dos seres vivos, incluindo os humanos.
  • Entretanto, teorias sobre como a Lua influencia no crescimento de cabelos, unhas, no ciclo menstrual e até mesmo na agricultura não passam de mitos ou carecem de comprovação científica.

“Lua de Sangue”

  • O eclipse lunar total acontecerá na noite do próximo domingo (15), por volta das 22h30, atingindo a sua totalidade por volta de 1h50 do dia seguinte.

Fonte: Especialistas consultados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: