X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Verdades e mitos sobre o poder da lua

Especialistas explicam que o satélite tem influência sobre o mar e impacta até no comportamento de seres vivos

Marcos Barcelos, do jornal A Tribuna | 10/05/2022 16:02 h

No observatório da Ufes, Márcio Malacarne e monitores contam que a principal influência da Lua é nas marés
No observatório da Ufes, Márcio Malacarne e monitores contam que a principal influência da Lua é nas marés |  Foto: Kadidja Fernandes/AT
 

A uma semana do eclipse lunar total, a chamada “Lua de Sangue” ou “Superlua”, o tema volta ao imaginário das pessoas. O que de fato é verdadeiro e o que é lenda urbana sobre o satélite do planeta Terra?

Dessas teorias, especialistas dizem que a Lua tem influência, direta ou indiretamente, sobre o movimento das ondas no mar, sobre os animais e até sobre o comportamento dos seres vivos, incluindo os humanos.

Para o professor do Observatório da Universidade Federal do Espírito Santo, Márcio Malacarne, a principal influência da Lua está sobre as marés.

“Isso acontece devido à força gravitacional exercida. A Lua é um corpo celeste e, como todos os corpos, ela atrai a Terra, sendo capaz de exercer duas vezes mais forças sobre a superfície do planeta que o próprio Sol, que é muito maior que ela. É essa força que influencia o vai e vem das ondas”.

O doutor em Física e professor do Instituto Federal de Santa Catarina, Marcelo Girardi Schappo, complementa o fato, salientando que a mesma influência gravitacional que a Lua tem sobre as marés não acontece com os seres vivos.

“A influência sobre massas oceânicas é muito maior do que a dos objetos e das pessoas sobre a superfície da Terra”.

Quanto a suposta influência da Lua sobre o ciclo menstrual, o astrônomo Renato Las Casas afirma que existe um mito por trás.

“Na pré-história, os animais predadores eram ameaças constantes. Uma mulher que ficava menstruada na Lua Nova corria mais risco, por conta da falta de iluminação, sendo mais seguro durante a Lua Cheia”.

Quanto ao comportamento humano e dos animais, Marcelo afirma que é resultado de uma influência indireta do satélite.

“Dependendo da fase da Lua, nós podemos ter marés mais ou menos intensas, e alguns animais que vivem no litoral, por exemplo, podem mudar de comportamento. Com relação às pessoas, há a possibilidade dela se sentir diferente por acreditar na influência. Se chama efeito das expectativas”.


FIQUE POR DENTRO


Mitos e verdades

  • Especialistas dizem que a Lua tem influência, direta ou indiretamente, sobre o movimento das ondas no mar, sobre os animais e até sobre o comportamento dos seres vivos, incluindo os humanos.
  • Entretanto, teorias sobre como a Lua influencia no crescimento de cabelos, unhas, no ciclo menstrual e até mesmo na agricultura não passam de mitos ou carecem de comprovação científica.

“Lua de Sangue”

  • O eclipse lunar total acontecerá na noite do próximo domingo (15), por volta das 22h30, atingindo a sua totalidade por volta de 1h50 do dia seguinte.

Fonte: Especialistas consultados.

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS