X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Uso em excesso de celular e games faz casos de miopia em crianças dispararem

Confinamento em casa e maior tempo em frente a tablets e videogames aceleraram problemas de visão do público infantil e jovem


O uso de celulares, tablets e computadores tem aumentado cada vez mais, sobretudo entre crianças e adolescentes, ainda mais durante a pandemia. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Lentes de Contato (Soblec) e outras entidades oftalmológicas, se a utilização continuar neste ritmo, até 2050 metade da população mundial será míope, com o público infantil e jovem entre os mais atingidos.

Um estudo publicado pela revista JAMA, da Associação Médica Americana, apontou que em 2020 o número de casos de miopia em crianças de 6 a 13 anos triplicou durante a pandemia de covid-19.

A oftalmologista e gestora estadual da Soblec, Liliana Nóbrega, alerta que o excesso de telas com a visão de perto pode desencadear a doença neste público. 

“O estímulo excessivo da visão de perto cria um mecanismo dentro do olho que provoca uma dificuldade de ver de longe, sobretudo em crianças em desenvolvimento. A criança precisa alternar a visão entre longe e perto”, ressalta.

 

Imagem ilustrativa da imagem Uso em excesso de celular e games faz casos de miopia em crianças dispararem
Liliana Nóbrega alerta para o estímulo excessivo da visão de perto |  Foto: Antonio Moreira/AT

Liliana Nóbrega afirma ainda que a utilização de celulares e qualquer outro aparelho eletrônico não deve ser usado por crianças por mais de duas horas e deve haver intervalos entre as telas. 

“Antes a gente acreditava que a criança só poderia ter esse problema por conta da genética. Mas podemos observar que os hábitos podem potencializar essa predisposição”, acrescenta Nóbrega.

Com o contexto pandêmico, o especialista em oftalmopediatria Arthur Mesquita explica que casos de progressão ou desenvolvimento da miopia foi muito comum.

“Atendi uma menina de 5 anos, que anteriormente tinha se consultado e, após a pandemia, retornou e estava com 5 graus de miopia, o que pode ter sido fruto da alta estimulação de telas neste período”, conta.

Para o oftalmologista Alexandre Pinheiro, outro fator relacionado ao aumento da doença é o fato de as crianças terem ficado confinadas em casa, por conta da pandemia, e com a ausência de sol.

“Esportes, brincadeiras e outras atividades ao ar livre devem ser estimuladas. O sol ajuda na prevenção da progressão da miopia”.

O especialista afirmou ainda que atualmente há mais de 80 milhões de crianças míopes no mundo. “A alta miopia está associada a complicações danosas ao sistema visual, como glaucoma e o descolamento de retina”, concluiu.

Perto da televisão

A empresária Giseli Zanelato conta que o filho Adagner, de 13 anos, foi diagnosticado com miopia aos 6 anos. “Ele começou a fazer uso de eletrônicos por volta dessa idade, jogava muito videogame e sempre muito perto da TV. Comecei a pedir para se sentar mais distante, mas ele disse que assim não enxergava. Quando o levei ao oftalmologista, ele já estava com grau 1,5”. 

Nem Giseli nem o marido são míopes. Ela explica que desde o início da  pandemia tem sido mais difícil controlar os horários de uso de eletrônicos do filho. “Penso que o grau dele tenha aumentado em razão do isolamento”.


SAIBA MAIS


Características

  • A miopia é caracterizada pela dificuldade de focar em objetos de longe. É uma doença multifatorial, que tem influência genética, da não estimulação da visão para longe e de estímulo excessivo da visão para perto.

Prevenção 

  • Fazer exames oftamológicos de rotina anualmente, tomar sol e diminuir o tempo de uso de eletrônicos.
  • A cada 20 minutos de exposição de tela para perto, é preciso parar durante 20 segundos ou descansar 5 minutos a cada 50 minutos.

Sem exposição

  • A Sociedade Brasileira de Oftalmopediatria recomenda que crianças de 0 a 3 anos não sejam expostas a telas de aparelhos eletrônicos.
  • Entre 3 e 5 anos, o limite de exposição é de até uma1 hora, já para aqueles entre 6 e 8 anos, a recomendação é de no máximo duas horas de uso de telas.

Exames

  • Recém-nascidos: o Teste do Reflexo Vermelho (TRV) deve ser realizado pelo pediatra nas primeiras 72h de vida. O TRV deve ser repetido pelo menos três vezes ao ano durante os primeiros 3 anos de vida. 
  • Para crianças de até 3 anos, deve ser feita a inspeção dos olhos e anexos (pálpebras, córnea, conjuntiva, íris e pupila), fixação e alinhamento ocular, etc.
  • Crianças de 3 a 5 anos devem ser submetidas a um exame oftalmológico completo.

Fonte: Especialistas consultados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: