TVV realiza operação inédita e atraca o maior navio em capacidade no ES
Terminal Portuário de Vila Velha é o primeiro em Capuaba a operar embarcação que pode transportar até 83 mil toneladas sem guindaste de bordo
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A Log-In Logística Integrada, por meio do Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), iniciou nessa quarta-feira (30), uma operação inédita no complexo portuário de Capuaba, no Porto Organizado de Vitória (ES), administrado pela Vports.
Pela primeira vez, um navio da categoria Panamax, com 83 mil toneladas de porte bruto (DWT) e sem guindaste de bordo, está sendo descarregado no terminal. A operação é realizada em parceria com a consultoria Cronos.
A embarcação Legendary Diva, agenciada pela Orion Rodos, proveniente da China, trouxe um carregamento de 33 mil toneladas de fertilizante, e está sendo descarregado no berço 202 na área da Vports, com uso de guindastes móveis portuários (MHC) próprios do TVV, estrutura hoje única em Capuaba para esse tipo de operação.
De acordo com o Diretor de Terminais da Log-In, Gustavo Paixão, a operação com o navio Panamax sem guindaste de bordo é resultado direto do processo de modernização do TVV realizado ao longo dos últimos anos.
“O terminal passou por um ciclo de renovação da infraestrutura, ampliação de retroárea, incorporação de novas tecnologias e aquisição de equipamentos operacionais de grande porte, como os MHCs. Esses avanços têm ampliado significativamente a produtividade do terminal e possibilitado a execução de operações cada vez mais complexas e em maior escala”, afirma.
Normas de atracação foram ajustadas para a operação
A realização da operação inédita também exigiu ajustes nas normas de atracação do Porto de Capuaba, realizados pela Vports. As modificações incluíram o aumento do limite de porte bruto permitido (de 70 mil toneladas para 83 mil toneladas) e revisão das exigências de produtividade mínima diária.
Outro trabalho importante para aumentar o porte dos navios que acessam o complexo portuário de Vitória foi a dragagem do canal, realizada entre abril e maio deste ano, garantindo a manutenção do calado em 12,5 metros, com investimentos de R$ 30 milhões.
“Antes, o chamado Dead Weight – DWT, medida que determina a capacidade máxima de carga que pode ser transportada, era de 70 mil toneladas. Hoje, é de 83 mil. Trabalhamos com o objetivo de aumentar a capacidade logística portuária do Espírito Santo, habilitando o Porto de Vitória para receber navios de maior capacidade e agora começamos a colher os frutos, com o início da operação do primeiro navio com a nova capacidade”, afirma Gustavo Serrão, diretor-presidente da Vports.
Para Paixão, a atuação da Vports foi fundamental para a viabilização da operação, garantindo a segurança e a conformidade necessárias para receber embarcações de maior porte no terminal. “Com a revisão da norma, criou-se o ambiente necessário para que operações de grande escala se tornassem possíveis, elevando o padrão do Porto de Vitória e abrindo caminho para novos tipos de carga e navios até então não atendidos na região”, explica o executivo da Log-In.
Impacto para a logística e economia capixaba
A operação representa um avanço estratégico para a cadeia logística do Espírito Santo, ao oferecer uma nova alternativa para o escoamento e recebimento de granéis sólidos.
A movimentação de fertilizantes tem impacto direto na cadeia de suprimentos do agronegócio, especialmente em culturas como o café, com forte presença na economia capixaba.
Sobre a Vports
A Vports, primeira e única autoridade privada do país, se consolida como empresa inovadora dedicada ao desenvolvimento e operação de soluções logísticas avançadas para o setor de infraestrutura portuária.
Com foco em eficiência, sustentabilidade e segurança, a Vports atua como parceira estratégica para o desenvolvimento de hubs portuários que conectam pessoas e mercadorias de forma inteligente, otimizando a cadeia de suprimentos e impulsionando o crescimento econômico nas regiões em que atua. A empresa concentra suas operações do complexo portuário de Vitória, Vila Velha e Barra do Riacho (ES).
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