X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Turmas exclusivas para quem vai disputar vaga em Medicina

Pelo menos 5 escolas da Grande Vitória têm projetos com conteúdos específicos para atender a demanda dos alunos que buscam aprovação


 

Imagem ilustrativa da imagem Turmas exclusivas para quem vai disputar vaga em Medicina
Professor de Química, Luiz Antônio Lessa Garcia durante aula do UP para turma exclusiva de Medicina |  Foto: Douglas Schneider/AT

Fazer o curso de Medicina é o sonho de muitos jovens, e quem busca vaga na universidade precisa intensificar a rotina de estudos para driblar a concorrência e conseguir a aprovação.

Pensando nisso, pelo menos cinco centros educacionais da Grande Vitória oferecem turmas exclusivas para estudantes de Medicina. São eles: Monteiro, Marista, Darwin, UP e Leonardo da Vinci.

O diretor do pré-vestibular do UP Centro Educacional, James Scandian, afirma que a instituição já busca fortalecer os conteúdos direcionados à área por conta da demanda dos próprios alunos. A escola atua há 15 anos com turmas especiais para quem pretende prestar o vestibular de Medicina. 

“Em cada ano há revisão e fortalecimento em todas as disciplinas que têm mais peso nos vestibulares de Medicina, como Química, Biologia e, dependendo do vestibular, até Física. Realmente é um ritmo bem intenso e exige muita dedicação de quem deseja passar nesse curso”, acrescenta. 

Coordenador pedagógico do ensino médio do Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, Helton Sena afirma que o projeto voltado para alunos que desejam cursar Medicina existe há mais de 10 anos nas turmas de 1ª, 2ª e 3ª série do ensino médio. 

Para Sena, a existência de classes exclusivas é crucial para melhorar o rendimento dos alunos.

Estudante de Medicina da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Augusto Henrique de Oliveira, de 19 anos, conta que uma de suas maiores dificuldades ao se preparar para o vestibular foi com a organização do tempo e dos conteúdos a serem estudados.

 

Imagem ilustrativa da imagem Turmas exclusivas para quem vai disputar vaga em Medicina
Augusto Henrique de Oliveira foi o primeiro colocado no vestibular para Medicina na Ufes em 2021 |  Foto: Acervo Pessoal

“É um conteúdo extenso, e meu último ano do ensino médio coincidiu com a pandemia – outro fator que dificultou entrar nesse ritmo de estudo”. 

Primeiro colocado no vestibular para Medicina na Ufes em 2021, Augusto é ex-aluno do Marista e disse que a instituição lhe deu suporte relacionado aos estudos durante esse processo. 

“Os professores eram excelentes e direcionavam o estudo mais focado para os vestibulares, como simulados e questões mais específicas, o que eu considero fundamental para conseguir a aprovação”.

Estímulo na rotina de estudos

Para o recém-formado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Leandro Nickel, de 23 anos, conciliar o tempo foi a parte “mais caótica” do pré-vestibular. 

Para ele, que fez parte do pré-vestibular no UP Centro Educacional, ter turmas com conteúdos específicos o estimulou em sua rotina de estudos. “Isso me ajudou bastante. Pelo grau de dificuldade para o curso, dava foco sempre para as matérias que eu estava mais fraco”.

Mais preparada e confiante

Para a estudante de Medicina da Funorte, em Montes Claros (MG), Clara Azevedo, de 23 anos, ter  turma exclusiva de Medicina no Darwin a deixou mais confiante. 

“Foi uma escola sensacional que me preparou muito bem e me deixou mais confiante. Como eu estudava em uma turma que todos queriam Medicina, o foco era totalmente direcionado para isso. Assim, um apoiava o outro e os professores sabiam das nossas demandas específicas”, relata.


SAIBA MAIS


Escolas com projetos e turmas exclusivas 

Darwin 

  • A escola conta com turmas exclusivas com abordagens específicas para Medicina para os estudantes do 3º ano e do pré-vestibular. O trabalho é realizado nas turmas de 3ª série e pré-vestibular de maneira integral. As aulas trazem conteúdo específico lecionadas no contraturno escolar.

Centro Educacional Leonardo da Vinci 

  • Quem pensa em fazer a graduação em Medicina é encaminhado para a turma de Biomédicas, que tem carga horária ampliada das disciplinas de Química e Biologia. Ao longo do 3º ano, são oferecidos cursos de aprofundamento em temas específicos em horário extra. 
  • São realizados simulados focados nos vestibulares das faculdades particulares de Medicina do Estado. A escola também promove encontros com os coordenadores dos cursos de Medicina para conversarem sobre a profissão.

Escola Monteiro 

  • Foi iniciado o processo de turmas especiais para Medicina neste ano e funciona dentro da turma da 3ª série. Os alunos têm horários de estudos organizados fora da grade curricular regular.

Colégio Marista

  • A turma para primeira série é composta mediante inscrição, onde os interessados participam de uma prova classificatória. 
  • As aulas ocorrem no contraturno escolar de forma gratuita para os estudantes da escola e ficam abertas de março a outubro do ano letivo. Nos dois primeiros anos do ensino médio o conteúdo é voltado para Biologia e Química. Na terceira série há um trabalho voltado às questões classificatórias no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), assim como o desenvolvimento da escrita.

UP Centro Educacional 

  • Alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio têm aulas específicas três vezes na semana no contraturno. Cada ano segue uma revisão e fortalecimento em todas as disciplinas, intensificando o ensino das matérias que têm mais peso, como Física, Biologia e Química. 

Fonte: Escolas citadas na reportagem.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: