X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Turismo de experiência ganha força no ES e setor enxerga novas oportunidades

Sebrae afirma que tem identificado territórios com potencial para o turismo e organizado encontros com investidores


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Turismo de experiência ganha força no ES e setor enxerga novas oportunidades
Pedro Rigo: produtos de experiência podem agregar valor aos serviços |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Abordagem que coloca o turista como protagonista vivenciando a cultura local e realizando atividades, o turismo de experiência no Estado tem ganhado cada vez mais força. Ele passou de 78 atrações registradas até 2024 para 179 até abril deste ano, um aumento de 129%.

Esse e outros dados foram apresentados no evento “Comunicar para Transformar”, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES), que ocorreu na quarta-feira (30), reunindo jornalistas e influenciadores do turismo.

Segundo Pedro Rigo, superintendente do Sebrae-ES, ao ofertar produtos de experiência, os empreendimentos podem agregar valor aos serviços, aumentando sua competitividade.

“São exemplos a degustação e a harmonização de cafés e cervejas. Na sede do Polo Sebrae de Turismo de Experiência temos a Casa Nostra, onde o visitante poderá fazer uma imersão na cultura italiana”.

Junto com os dados, a instituição afirmou que neste ano os negócios voltados para o turismo chegaram a 61.723, sendo que somente a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) de alimentação tem mais de 44 mil empreendimentos.

Até 2026, o objetivo é aumentar em 30% o total de empresas de turismo capixabas.

“O Sebrae tem identificado territórios com potencial para o turismo e organizado encontros com investidores. Além disso, temos atuado na construção de políticas públicas que facilitem a abertura de novos negócios apoiando os empreendimentos na modelagem das ideias de negócios”, afirmou Pedro Rigo.

Para este ano, o Sebrae/ES traz novas estratégias com foco em direcionar esforços para territórios prioritários, sendo a Rota Quilombola, em São Mateus e Conceição da Barra; a região do Grande Buda, em Ibiraçu; Lajinha, em Pancas; e o Polo Cervejeiro de Araçatiba, em Viana.

Pindobas, em Venda Nova do Imigrante; Araguaia, em Marechal Floriano; a Rota da Ferradura, em Guarapari; e os 7 Cumes, no Caparaó, também fazem parte das regiões englobadas.

O superintendente comentou que os territórios foram escolhidos considerando características de fluxos turísticos já existentes, vocação e adesamento empresarial já existente, em alguns casos.

“O Sebrae atuará no fortalecimento da governança, melhoria nos produtos ofertados e abertura de mercado”, concluiu Pedro Rigo.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: