“Turismo da beleza” atrai pacientes de 20 países ao Espírito Santo
Bons resultados, a qualidade dos profissionais e o custo mais acessível estão entre os principais atrativos
Escute essa reportagem

Atraídos por bons resultados, qualidade dos profissionais e pelo custo mais acessível, pacientes de mais de 20 países têm buscado o Espírito Santo para realizar cirurgias plásticas e procedimentos estéticos, no chamado “turismo da beleza”.
No caso das cirurgias plásticas, de todos os pacientes operados, cerca de 6% vêm do exterior, de acordo com dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (Isaps). Em 2022, esse percentual era de 3%.
Segundo o cirurgião plástico Ariosto Santos, das 55,4 mil cirurgias realizadas no estado capixaba em 2024, 3,3 mil foram realizadas em pessoas que moram no exterior.
“Os principais países de origem dessas pacientes são Estados Unidos, Portugal e Itália, mas também há pacientes vindas da Espanha, Inglaterra, França, Alemanha, Cabo Verde e de países vizinhos da América do Sul. São mais de 20 países”.
Ele ressaltou que a maior parte é de brasileiro que reside fora do País, mas há também estrangeiros. “A globalização chegou à medicina, e o Brasil é conhecido internacionalmente pela qualidade dos profissionais. Além disso, o custo de operar aqui muitas vezes é mais baixo”.
O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica regional Espírito Santo (SBCP-ES), José Armando Faria Junior, também destacou que o “turismo da beleza” está relacionado com a economia de outros países, que faz com que o valor dos procedimentos seja mais alto.
“Além do valor, são atraídos pela qualidade dos cirurgiões. No caso de Vitória, ganha porque é uma cidade mais calma que grandes centros pelo País”.
Procedimento

Além das cirurgias plásticas, pacientes de outros países vêm ao Estado em busca de procedimentos na área da estética.
Na última semana, atriz venezuelana Gabriela Spanic, conhecida pelo papel das gêmeas Paulina e Paola Bracho em “A Usurpadora”, esteve no Espírito Santo e passou por uma harmonização facial.
A dentista Daniela Gabriel explicou que foi realizada uma técnica de harmonização facial com ênfase na naturalidade. “Como ela é cantora, não poderia ser feito nada com muito impacto. Propomos fazer um lifting mais discreto, associando duas técnicas”.
Segundo ela, muitos pacientes de outros países têm buscado profissionais do Espírito Santo. “Por conta da qualidade do serviço e da beleza que a gente entrega”.
Saiba Mais
Números da cirurgia plástica
2,3 milhões de cirurgias plásticas foram realizadas no País em 2024
Crescimento de 7,2% em relação a 2023 (enquanto no mundo houve queda de 6%).
55.400 cirurgias foram realizadas no Espírito Santo em 2024.
Cerca de 3.300 feitas em pacientes que moram no exterior.
Crescimento
6% do total de cirurgias realizadas no Espírito Santo em 2024 foi de pacientes que moravam fora do País.
Em 2022, o percentual era 3% e, em 2023, subiu para 5%, o que demonstra um crescimento.
Perfil
Os pacientes de fora do País que operam no Espírito Santo geralmente são brasileiros que foram morar no exterior ou amigos de brasileiros que moram fora.
Os pacientes, em sua maioria, vêm dos Estados Unidos, Portugal e Itália.
No entanto, o Espírito Santo ainda recebe pacientes da Suíça, Espanha, Reino Unido, França, Cabo Verde, Argentina, Bolívia, Venezuela, Paraguai, Peru, Bélgica e outros.
Principais procedimentos
Implante de silicone.
Lipoaspiração, abdominoplastia e outros procedimentos de contorno corporal.
Também há procura por cirurgias de face e de pálpebras.
O que atrai pacientes para o Espírito Santo
Qualidade dos profissionais e das técnicas utilizadas.
Preço mais atrativo que em alguns países.
Reconhecimento internacional do País como polo da cirurgia plástica.
Clima, qualidade de vida e belezas do Espírito Santo, que contam durante a recuperação.
Tempo de permanência dos pacientes
Entre 10 a 30 dias (dependendo da cirurgia).
Cuidados
Entre os diferenciais para que pessoas de fora do País operem no Espírito Santo, algumas equipes ainda ajudam não só nos cuidados pré e pós-operatório, mas também na indicação e organização de hospedagem, traslado, enfermagem bilíngue, fisioterapia e até indicações de turismo local e consumo em restaurantes/hotéis.
Além das cirurgias, pacientes movimentam setores como hotelaria, transporte, gastronomia, farmácia e comércio.
Sazonalidade
Demanda maior pelas cirurgias de pessoas vindas do exterior é no verão brasileiro (dezembro/janeiro) e nas férias do hemisfério norte (de julho a agosto).
Turismo da beleza
Segundo a Medical Tourism Association, mais de 24 milhões de pessoas viajam anualmente em busca de cirurgias plásticas ou tratamentos estéticos no mundo, alimentando um mercado global bilionário.
O Brasil, nesse cenário, tem preços até 30% mais acessíveis do que em nações como Estados Unidos e Reino Unido.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários