Trinta mil novos empregos e aumento de salário este ano
A partir de hoje, vai haver contratações em áreas como construção civil, comércio e bares, além de reajuste salarial para algumas categorias
Escute essa reportagem

O ano de 2022 começa em clima de otimismo para o mercado de trabalho e a economia: estão previstos cerca de 30 mil novos empregos e aumento de salário a partir de hoje no Estado.
As oportunidades são para comércio, indústria, construção civil, turismo, bares e restaurantes, segundo anunciaram empresários que representam os setores.
O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio-ES), José Lino Sepulcri, lembra que as contratações já vêm acontecendo e, ainda no primeiro semestre deste ano, deverão ser abertas aproximadamente 5 mil novas vagas.
Serão chances para vendedores, operadores de caixa, gerentes, auxiliares de vendas, entre outros profissionais.
O presidente do Sindicato de Bares, Restaurantes e Similares do Espírito Santo (Sindbares), Rodrigo Vervloet, prevê que o setor contrate cerca de 3 mil funcionários, entre os quais garçom, cozinheiro e auxiliar de cozinha.
“As empresas vão reajustar os salários a partir de hoje, dia 1º, no percentual de 10% a incidir sobre o pagamento de dezembro de 2021. No ano passado, o reajuste foi de 5,2%”, disse Rodrigo Vervloet.
O presidente do Conselho de Relações do Trabalho da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes-ES), Fernando Otávio Campos, diz que em 2022 há uma grande oportunidade de manter as taxas de crescimento ou aumentá-las para a geração de empregos. Porém, ressalta que é preciso vencer desafio dos custos com insumos, principalmente de energia e gás.
“Desde o pior momento para os setores, em maio de 2020, a indústria vem crescendo a geração de empregos a uma taxa de 11% ao ano e, seguindo este ritmo, podemos chegar a ter cerca de 15 mil postos em 2022. Somados aos que a construção civil pode vir a gerar, cerca de 5 mil.”
Na construção civil, segundo Fernando, o aumento de juros deve reduzir o espaço de crescimento e, em consequência, do aumento de salários. No entanto, ele observa que algumas funções técnicas e especialistas, como técnico em edificações, logística, carpinteiros e profissionais de acabamento, pela escassez, têm conseguido remunerações maiores.
Já o presidente eleito da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado (ABIH-ES) e empresário do setor, Nerleo Caus, afirmou que o verão impulsiona as contratações. Até fevereiro, ele estima a abertura de 2 mil vagas.
O que vem por aí:
Comércio
Os bons resultados nas vendas, junto com outros fatores, trazem otimismo para o setor com novas contratações para este ano e previsão de efetivar parte dos temporários que foram admitidos para as vendas de fim de ano.
Vagas: previsão de abrir cerca de 5 mil no primeiro semestre deste ano no Estado, além de efetivar aproximadamente 900 profissionais que foram contratados para as vendas de fim de ano.
Cargos: vendedores, operadores de caixa, gerentes, auxiliares de vendas e outros.
Salários: já houve reajuste salarial de 9%, conforme convenção coletiva, e o próximo aumento acontecerá em novembro de 2022. Paralelo a isso, quem trabalha no comércio ganha por produtividade, as comissões.
Bares e restaurantes
Depois de ser muito castigado na pandemia da covid-19, o setor começa a reagir e planeja ampliar o seu quadro de profissionais para trabalhar em bares, restaurantes, pizzarias, lanchonetes, churrascarias e similares, de acordo com o presidente do Sindbares, Rodrigo Vervloet.
Vagas: a estimativa é de que sejam abertos 3 mil empregos no Estado.
Cargos: garçom, cozinheiro e auxiliar de cozinha.
Salários: as empresas reajustarão hoje os salários dos trabalhadores no percentual de 10% a incidir sobre os salários de dezembro de 2021. No ano passado, o reajuste foi de 5,2%.
Indústria
Desde o pior momento, que foi em maio de 2020, a indústria vem crescendo a geração de empregos a uma taxa de 11% ao ano. Seguindo este ritmo, a previsão é de contratação.
Vagas: a previsão é abrir cerca de 15 mil postos de trabalho em 2022.
Cargos: há carência em pessoas bem capacitadas nas áreas de técnicos industriais, logística e produção. Existe alta demanda e, ao mesmo tempo, carência em profissionais da área de informação e automação de técnicos de tecnologia da informação (TI) a engenheiros de computação.
salários: vêm sendo corrigidos acompanhando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que está acima da inflação oficial pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e devem continuar assim em quase todos os setores.
Construção civil
O aumento de juros deve reduzir um pouco o espaço de crescimento e, em consequência, o aumento de salários. Algumas funções técnicas têm conseguido remuneração maior.
Vagas: cerca de 5 mil.
Cargos: profissionais especializados em acabamento, como pedreiros e marceneiros, além de eletricistas, montadores e técnicos.
Salários: seguirão o INPC.
Turismo
Com o turismo aquecido no Brasil – e no Estado não é diferente –, o presidente eleito da ABIH-ES, Nerleo Caus, prevê contratações no verão, até fevereiro, para atender a demanda, desde pousadas a hotéis de luxo no litoral e nas montanhas capixabas.
Vagas: 2 mil até fevereiro e manutenção dos empregos durante o ano.
Cargos: governança, recepção, ajudante de serviços gerais, cozinha, entre outros.
Salários: a partir de hoje, dia 1º, os pisos e salários serão reajustados em 10,4%.
Fonte: Federações e sindicatos consultados
Comentários