Treze mil disputam vagas no Ifes
Há chances para estudar a partir de 2023 em 25 cursos técnicos diferentes. Prova será aplicada amanhã, das 14h às 18h
Escute essa reportagem

Depois de dois anos sem a tradicional prova para ingresso em cursos técnicos, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) vai aplicar amanhã a avaliação para quem está na disputa por 2.890 vagas.
Ao todo, 13.035 candidatos se inscreveram e estão aptos a fazer a prova este ano. Há chances para estudar a partir de 2023 em 25 cursos técnicos diferentes, em unidades do Ifes de 21 municípios.
Entre os cursos estão Edificações, Eletrotécnica, Mecânica, Meio Ambiente, Biotecnologia, Química, Logística, Administração, Agropecuária e Aquicultura.
A seleção será para os cursos técnicos integrados (para quem concluiu o 9º ano do ensino fundamental). O processo seletivo será por meio de prova, com 40 questões de múltipla escolha, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. A prova será das 14h às 18h.
Nos anos anteriores, por causa da pandemia, a seleção para os cursos se deu por meio de avaliação do boletim escolar.
A coordenadora pedagógica do Unipró, Márcia Daniela Fontana Vieira, afirmou que fazer um curso técnico do Ifes é uma grande oportunidade para os estudantes.
“Abre-se ali um campo de trabalho e novas oportunidades. O estudante também tem acesso a informações que vão além do básico, como informática e mecatrônica”.
Entre as diferenças da prova deste ano, Márcia pontuou a redução do número de questões, que passou de 50 para 40, além da retirada de questões de Química e Física.
“A prova é sempre bem contextualizada, mas conteudista. Mesmo assim, a expectativa é de uma prova mais inovadora e menos 'puxada', como reflexo da pandemia e da defasagem de muitos estudantes”.
Ela destacou que Português e Matemática têm maior número de questões.
“Quanto ao horário, os alunos ganharam um tempo a mais para a prova, pois ela permanece com tempo de quatro horas, mesmo com 10 questões a menos. A orientação é para que os estudantes façam as questões de disciplinas que têm mais afinidade primeiro”.
“Além disso, orientamos que o aluno não gaste mais que 5 minutos em uma questão. Se está com dificuldade, sinalize e passe para frente. Depois tente novamente”, completou.
Biotecnologia
“Sonho”
O estudante Eduardo Pontes Pereira, 14 anos, fará a prova do Ifes de olho em uma vaga no curso de Biotecnologia do campus de Vila Velha. “É um curso que trabalha com matérias que eu tenho afinidade e facilidade: Biologia e Química. Além disso, trabalha muito com pesquisa e laboratório, que eu gosto muito”, contou.
Eduardo disse que sonha em trabalhar com pesquisas relacionadas à genética e seres vivos. “Se encaixa muito comigo. Estou um pouco nervoso para a prova, mas me sinto pronto e preparado”.
OPINIÕES
"Abre-se para o estudante um campo de trabalho, novas oportunidades e muitas informações”, Márcia Vieira, coordenadora do Unipró.
"A prova deve ser menos conteudista devido ao déficit de aprendizado e mais interpretativa”, Marcio Barcelos, professor do Unipró
SAIBA MAIS
Prova do Ifes
> O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) aplica amanhã a prova para ingressar em seus cursos técnicos.
> A prova será das 14h às 18h. É preciso que o candidato chegue com uma hora de antecedência ao local, ou seja, às 13h.
> O processo seletivo por meio de provas não acontecia há dois anos por conta da pandemia. A seleção estava sendo feita por meio de avaliação do boletim escolar.
> Ao todo,13.035 candidatos farão a prova.
> Há chances para 25 cursos técnicos diferentes, em unidades do Ifes de 21 municípios.
Conteúdo
> Serão 40 questões de múltipla escolha, nas disciplinas de Língua Portuguesa (11), Matemática (11), Ciências (6), História (6) e Geografia (6).
> Em relação aos últimos anos, houve redução do número de questões (passou de 50 para 40) e foram retiradas questões de Química e Física.
--
Campus e cursos
Alegre
- Agroindústria
- Agropecuária
- Informática
Aracruz
- Mecânica
- Química
Barra de São Francisco
- Agricultura
- Administração
Cachoeiro de Itapemirim
- Eletromecânica
- Informática
Cariacica
- Administração
- Manutenção de Sistemas Metroferroviários
- Portos
Centro-Serrano
- Administração
- Agricultura
Colatina
- Administração
- Edificações
- Informática para Internet
- Meio Ambiente
Guarapari
- Administração
- Eletrotécnica
- Mecânica
- Ibatiba
- Florestas
- Meio Ambiente
Itapina
- Agropecuária
- Alimentos
- Zootecnia
Linhares
- Administração
- Automação Industrial
- Meio Ambiente
- Montanha
- Administração
- Agropecuária
Nova Venécia
- Edificações
- Mineração
Piúma
- Aquicultura
- Pesca
Santa Teresa
- Agropecuária
- Informática para Internet
- Meio Ambiente
São Mateus
- Eletrotécnica
- Mecânica
Serra
- Informática para Internet
- Mecatrônica
Venda Nova do Imigrante
- Administração
- Agroindústria
Viana
- Logística
Vila Velha
- Biotecnologia
- Química
Vitória
- Edificações
- Eletrotécnica
- Estradas
- Mecânica
- Meio Ambiente
Fonte: Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
Comentários