X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Tratamento contra dor intensa que atinge 82 mil pessoas no ES

Médicos explicam quais são os principais procedimentos para tratar os sintomas da fibromialgia e dar mais qualidade de vida


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Tratamento contra dor intensa que atinge 82 mil pessoas no ES
Em fevereiro, as campanhas de saúde são voltadas à conscientização da síndrome. |  Foto: Acervo Pessoal

Uma síndrome silenciosa, que causa dores intensas por todo o corpo, e atinge cerca de 82 mil pessoas no Estado: a fibromialgia. Se por um lado, o diagnóstico é complexo, por outro os tratamentos para a síndrome estão cada vez mais modernos e melhoram a qualidade de vida dos pacientes. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a fibromialgia  tem uma incidência de 2,5% a 6% na população mundial. Quando aplicada na população do Estado, a porcentagem  equivale a, pelo menos, 82 mil capixabas. Em fevereiro, as campanhas de saúde são voltadas à conscientização da síndrome.

O médico especialista em dor crônica André Felix aponta que há vários tratamentos  para a fibromialgia, que agem sob os sintomas, como a aplicação de um anestésico por via venosa, a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) e, até mesmo, o uso do canabidiol, ou seja, a “cannabis medicinal”.

“O mais importante é que o tratamento depende da mudança de hábitos de vida. As terapias aliviam os sintomas e ajudam o paciente a ter energia para mudar pontos disfuncionais no estilo de vida”.

Isso significa que o tratamento acontece em diversas frentes. O médico ortopedista Nilo Neto aponta que a fibromialgia tem relação com distúrbios do estresse, com a depressão e com a ansiedade, ou seja, o paciente apresenta sintomas físicos de  problemas psicológicos.   

“A dor corporal é um sintoma, não é a causa. A prioridade deve ser cuidar da causa emocional. Na França, a primeira indicação é a psicoterapia. Massoterapia, acupuntura e regulação do sono são outras estratégias  eficazes no controle dos sintomas”.

A psicóloga Bianca Rebuli reforça que o acompanhamento multiprofissional é extremamente importante, já que a dor crônica causa desgaste emocional e pode, até mesmo, agravar sintomas.

Leia mais em:

Lutador é o 1° do ES a passar por novo tratamento de câncer

Saiba o que é a hidradenite supurativa e quais os fatores de risco

“Antes do tratamento, eu só sobrevivia”

Imagem ilustrativa da imagem Tratamento contra dor intensa que atinge 82 mil pessoas no ES
|  Foto: Acervo Pessoal

“Eu achei que iria morrer de tanta dor, dos pés à cabeça. Não aguentava andar! A dor me impediu de fazer tudo. Eu só ficava na cama. Com isso, veio a depressão. Eu pensava: ‘sou tão nova e não fiz nada para ter isso’”.

As dores insuportáveis por todo o corpo da bordadeira Estela Almeida Machado, 31, começaram por volta de 2018, após um trauma de trabalho desencadear a fibromialgia, segundo relato dela.

Hoje, com os tratamentos psicológico, medicamentoso e clínico, associados à atividade física regular e às sessões de acupuntura, o cenário é outro. 

“O tratamento me permite ter uma vida melhor. Antes, eu só sobrevivia. Hoje, eu vivo”.

“Gasto R$ 3.500 por mês”

Imagem ilustrativa da imagem Tratamento contra dor intensa que atinge 82 mil pessoas no ES
|  Foto: Acervo Pessoal

“(Dizem que) tem de ser perseverante. Quem vive isso,  sabe que não é assim. Por mais que eu queira, é difícil levantar  da cama, almoçar, jantar e até tomar banho”.

As palavras da técnica de enfermagem Raquel Aparecida de Oliveira, 46, expressam o impacto das dores física e emocional da fibromialgia.  O diagnóstico, dado por volta de 2017, não foi fácil: foram consultas com diversos especialistas e inúmeros exames. “Sentia dores no corpo inteiro. Gasto cerca de R$ 3.500 por mês.  Nem sobra dinheiro para  vida social”.

Ações gratuitas para alertar sobre sintomas da fibromialgia

Com a chegada da campanha Fevereiro Roxo, sobre a conscientização para a fibromialgia, haverá ações sociais gratuitas, com exercícios, palestras, aula de dança e até programação infantil.

A programação acontece no dia 11 de fevereiro,  a partir das 7h30, na Praia da Guarderia, na Enseada do Suá, em Vitória.

A campanha é apoiada pelo Centro de Controle da Dor Relevium, referência nacional na abordagem interdisciplinar em pacientes que sofrem com dores crônicas.

O intuito é  conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce em relação à síndrome, por meio das ações sociais.

Aferição de pressão, massagem, oficina de beach tênis e espaço nutricional oferecido pela equipe  da Relevium estão entre as outras ações do evento.

Mais informações sobre as ações e inscrições estão disponíveis no  site www.relevium.com.br/fevereiro-roxo.


SAIBA MAIS


Estímulos para reduzir a dor

Tratamento

O tratamento para a fibromialgia é multiprofissional e envolve psicólogo, fisioterapeuta, reumatologista, ortopedista e psiquiatra.

Os sintomas conjuntos da síndrome, como a dor muscular generalizada, a fadiga, o mal-estar, a irritabilidade e a falta de concentração, são expressões das causas do problema,  geralmente de origem psicológica. 

Os tratamentos para a dor física aliviam os sintomas e permitem que o paciente tenha condições para mudar o estilo de vida. A adesão à alimentação saudável e a prática regular de exercício físico, quando possível, é essencial.  

Bloqueio Simpático Venoso

Conhecido como “Soro da Dor”, é uma infusão de anestésico local, geralmente lidocaína, por via venosa. O procedimento promove a quebra do círculo vicioso que mantém a dor.

Estimulação Magnética Transcraniana (EMT)

Usa-se um aparelho que, por energia magnética, melhora o funcionamento das conexões cerebrais e trata dor, depressão e a ansiedade.

Canabidiol

O canabidiol, ou “cannabis medicinal”, é uma opção de tratamento que  tem crescido. Estudos sobre o  uso para tratar fibromialgia apontam que os pacientes podem se beneficiar com melhorias no sono e no alívio das dores no corpo.

Estimulação Elétrica Transcutânea

É uma modalidade terapêutica que promove analgesia, por meio da emissão de estímulos elétricos à pele.

Fonte: Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Reumatologia e especialistas consultados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: