Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Transporte escolar vai ter metade das crianças e higienização das mãos e calçados

| 30/09/2020 18:11 h | Atualizado em 30/09/2020, 18:24

Imagem ilustrativa da imagem Transporte escolar vai ter metade das crianças e higienização das mãos e calçados
Entre as várias categorias que estão se preparando para o retorno das aulas presenciais, que se iniciam na semana que vem, uma delas é a dos trabalhadores de transportes escolares. O Sindicato dos Transportadores Escolares, Universitário e de Turismo do Estado (Sintees-ES) elaborou um protocolo de ações e medidas de prevenção para minimizar a disseminação do novo.

Entre as alterações que farão para voltar a receber alunos, está a operação com a metade da capacidade máxima, além de fazer a higienização com álcool 70º das mãos e da sola dos calçados dos alunos e transitar com as janelas abertas para assegurar a ventilação e circulação de ar.

As medidas foram definidas no decreto publicado no dia 8 de agosto e se dividem em: Necessidades e ações; Necessidades, prevenção e ação; Veículos; Higienizações Preventivas; Higienizações Diárias; Produtos de Higienização e suporte de operação da atividade. O Tribuna Online reuniu todas as medidas adotadas pelo sindicato desta categoria. 

De acordo com a presidente do Sindicato dos Transportadores Escolares, Universitário e de Turismo do Estado (Sintees-ES), Silvia Regina Gonçalves Rocha, a categoria já está ciente das regras e todos estão preparados para o retorno.

No entanto, ela ressaltou uma série de preocupações da categoria sobre a viabilidade do retorno às atividades.

“O temor é que poucos retornem ao transporte, pois o retorno será opcional aos pais. Além disso, há o revezamento de alunos a cada semana, por exemplo. Também teremos uma limitação de 50% da ocupação dos nossos veículos, ou seja, uma van com capacidade para 15 passageiros só poderá ter sete e ainda haverá alternância. Vamos pagar para trabalhar”.

Silvia relatou que a categoria, que tem 5.410 condutores de transporte escolar, tem sido muito prejudicada, já que não tem direito ao auxílio emergencial do governo federal para complementar a renda.

"Fizemos um pedido por meio do Detran-ES para que o governo nos ajude a comprar os kits de prevenção serão utilizados pelo motorista e pela monitora nos veículos de transporte escolar. Essa ajuda será muito importante para os profissionais desta categoria que estão passando uma situação muito difícil. Com este apoio, teremos condições de equipar ainda mais os veículos e dar continuidade ao nosso trabalho de forma responsável e tomando todas as medidas de prevenção", explicou a presidente do sindicato.

O sindicato contempla os profissionais de transporte escolar dos municípios de Vitória, Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Vila Velha e Viana.


Veja todas as medidas


Necessidades e ações
> Os condutores de transporte escolar e monitoras deverão utilizar para sua proteção pessoal e dos usuários:
- Máscaras descartáveis ou de tecido, a serem trocadas a cada turno de usuários transportados;
- Luvas descartáveis ou de borracha, a serem trocadas ou higienizadas a cada turno de usuários transportados;
- Cabe aos condutores de transporte escolar e monitoras, a orientação aos usuários das medidas de proteção a saúde a serem adotadas e o efetivo cumprimento destes.

Necessidades, prevenção e ação
- Os usuários (crianças e adolescentes) transportados deverão utilizar durante todo o período do trajeto máscaras descartáveis ou de tecido;
- Efetuar a higienização das mãos com álcool gel 70% ao adentrarem no veículo de transporte escolar;
- Adequar a frota de modo a compatibilizar o quantitativo de veículos com o de passageiros a serem transportados, respeitando a limitação definida para cada modalidade de transporte;
> Fica vetado o consumo de alimentos e guloseimas durante o trajeto.

Veículos
> Esta categoria é composta por uma variedade de modelos e suas devidas capacidades todos estes devidamente regulamentados pelo Departamento Estadual de Transito – DETRAN-ES.
- Todos os veículos deverão ter afixado em local visível um adesivo com os dizeres: “EMBARQUE PERMITIDO APENAS COM O USO DE MÁSCARA”;
- Os assentos deverão ser sinalizados indicando os locais disponíveis de forma a manter distanciamento entre os estudantes e, se possível, bloquear os assentos indisponíveis;
- Manter abertas as janelas de acordo com cada marca/modelo de veículo visando uma maior circulação do ar no seu interior;
- Utilização do ar-condicionado apenas na função de renovação do ar e não apenas na posição de circulação interna.

Higienizações Preventivas
> Algumas medidas deverão ser efetivadas antes do retorno à atividade dos veículos:
- Higienização do sistema de ar condicionado e troca do elemento filtrante;
- Higienização do piso e laterais internas;
- Higienização do volante, painel, alavanca de câmbio e maçanetas e lavagem externa do veículo.

Higienizações Diárias
> Existirá a necessidade de uma higienização periódica nos intervalos dos turnos de transporte escolar:
- Higienização dos assentos e encostos dos bancos, assim como dos aparadores de braços;
- Higienização do piso e laterais internas do veículo.

Produtos de higienização e suporte de operação das atividades
> Para higienização interna do veículo, será utilizado nos bancos os seguintes produtos:
- Álcool etílico hidratado 70% líquido;
- Álcool isopropílico líquido;
- Deverá ser feita a aplicação do produto através de borrifador e removido o excesso com pano de preferência de microfibra.

> Para higienização do piso, será utilizado os seguintes produtos:
- Desinfetante a base de Cloreto de BenzilAlquil Dimetil Amônico;
- Álcool etílico 70% líquido;
- Deverá ser feita a aplicação do produto através de borrifador e removido o excesso com pano.
 

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS