Técnicas contra a calvície deixam visual mais jovem
Escute essa reportagem
Celebrado hoje, o Dia do Careca traz à tona o assunto que envolve pelo menos 42 milhões de homens e mulheres no Brasil com algum tipo de calvície. Mas, o que é problema, para muita gente, pode ter fim, até mesmo definitivo, com as técnicas disponíveis no mercado.
São próteses e transplantes capilares que prometem deixar o visual até 15 anos mais jovem.
De acordo com o cirurgião plástico Fabio Zamprogno, especialista em transplante capilar, uma vez realizado o transplante, os fios se fortalecem e não voltam a cair.
“Existe a técnica Follicular Unit Transplantation (Transplante de unidade folicular), que consiste em cortar uma pequena faixa do couro cabeludo de trás da cabeça e transplantar fio a fio esse pelo forte e vivo para a parte calva. Em três meses, o pelo começa a crescer e nunca mais cai”, disse.
Zamprogno explicou que o uso de medicamentos é indicado para fortalecer os pelos que ainda não caíram. “Em média, o cabelo começa a cair a partir dos 22 anos. Quanto mais cedo o paciente der início ao tratamento, melhor”.
Outra técnica é a Follicular Unit Extraction (Extração da unidade folicular), dominada pela médica Emanuela Morello Milbratz. Consiste em extrair os fios por meio de pequenos furos no couro cabeludo da parte de trás da cabeça para, depois, transplantá-los na região sem cabelo.
“A cirurgia demora de seis a oito horas e é indolor. Os pacientes já conseguem perceber a diferença ao sair do procedimento, com pequenos pelos na área calva. Após quatro meses, o cabelo cresce”.
O barbeiro da Clinic Due, Wagner Souza, contou que uma alternativa à calvície é a prótese capilar.
“A gente usa uma fita e uma cola especial para colar a prótese, que é feita de cabelo humano. O resultado é imediato e dura cerca de um ano. O cliente pode lavar e hidratar os cabelos”, disse.
O gerente comercial Ricardo Scárdua, 29, é adepto do procedimento. “Coloquei em fevereiro do ano passado e não quero saber de outra vida. Não sou limitado a nada. Lavo, uso produtos e ainda mudo o corte quando quero”, contou.

Transplante aos 24 anos

O autônomo Hermínio Pertel, 25, que mora em Jardim da Penha, Vitória, decidiu fazer um transplante capilar no ano passado, quando tinha 24 anos. Ele contou que, por ter avô e primos carecas, e tendência à calvície também, começou a passar remédios no couro cabeludo para retardar a queda.
“Quando eu tinha 19 anos, a calvície começou a me incomodar. Foi quando eu comecei a procurar pelo procedimento. Fiz e o resultado ficou muito bom. Melhorou minha autoestima. Até quem era contra eu fazer o transplante ainda tão novo, gostou”, disse.
Saiba mais
Calvície
> Chamada de alopecia androgenética, é mais comum em homens, que representam cerca de 63% dos casos.
> Em média, 42 milhões de pessoas no Brasil têm algum tipo de calvície.
é dividida em graus, de um (mais branda) a sete (severa).
> Pode ser causada por doenças como lúpus e micose do couro cabeludo, ou pelo uso de produtos químicos à base de formol. A maioria (95%), porém, ocorre por fator genético.
> Questões emocionais, como estresse e traumas, podem agravar o quadro.
atinge metade dos homens com até 50 anos de idade.
> Os pelos podem começar a cair a partir dos 22 anos de idade.
> Homens com idade entre 25 e 35 anos são os que mais buscam tratamentos contra a calvície.
Transplantes
Transplante de unidade folicular (sigla em inglês FUT)
> Uma pequena faixa de couro cabeludo é retirada da parte posterior da cabeça.
> Os folículos são separados no microscópio ou lupa, preparados e transplantados para a área calva.
> A cicatriz resultante é uma “linha” na região posterior do couro cabeludo, que fica praticamente imperceptível, tampada pelos cabelos.
> O pelo começa a crescer três meses após o procedimento e não volta a cair.
> O procedimento dura entre 5 e 7 horas.
Extração da unidade folicular (sigla em inglês FUE)
> Consiste na retirada das unidades foliculares com o auxílio de equipamentos que fazem furos e eliminam a necessidade de cortes.
> O pelo começa a crescer quatro meses após o procedimento.
> A cirurgia dura entre 6 e 8 horas.
Prótese capilar
> São usadas fita e cola especial para fixar a prótese no região calva.
> O cabelo é 100% natural, com exceção da prótese grisalha, que tem fios sintéticos.
> Em uma hora, a prótese é colocada.
> Dura cerca de um ano e pode ser lavada e hidratada.
Fonte: Organização Mundial da Saúde (OMS) e pesquisa AT.
Comentários