Sorteios de clínicas para renovar a carteira de habilitação já começaram
Escute essa reportagem

Os motoristas já não podem mais escolher a clínica para realizar exames médicos e psicológicos para renovar a carteira de habilitação. O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) começou a sortear na terça-feira (18) a clínica onde o condutor passará por esse processo.
A mudança é uma tentativa do órgão de trânsito de deixar a renovação mais rígida, evitando a aprovação indevida de condutores. Essa alteração no processo está na Instrução de Serviço N N. º 109, publicada no Diário Oficial do Estado de 3 de agosto.
"A distribuição dos exames é feita eletronicamente, via Sistema de Habilitação do Detran|ES, entre as clínicas do município em que o condutor optar por realizar a Renovação de sua CNH, de modo que todas recebam a mesma quantidade de condutores. Caso no município de cadastro não exista Clínica Médica Credenciada, a distribuição será feita para o município mais próximo", informa o departamento.
A partir de agora, ao abrir o processo de “Renovação da CNH” no site do Detran-ES, o condutor vai informar seus dados de identificação e realizará a impressão do Documento Único de Arrecadação (DUA)
O DUA já terá o nome, endereço e telefone da clínica sorteada em que ele deverá renovar sua habilitação, passando pelos exames de aptidão física e mental e avaliação psicológica.
De acordo com o Detran|ES, dentre os serviços nos quais são realizadas perícias de aptidão física e mental e avaliação psicológica, apenas na renovação da CNH era o condutor que escolhia a clínica. Essa distribuição por sorteio eletrônico já era feita em casos de primeira habilitação, adição e mudança de categoria.
Leia mais: Motorista não vai mais poder escolher clínica para renovar CNH
Projeto quer proibir apreensão de veículo por atraso no pagamento do IPVA
Comentários