Serra terá mais de 100 quilômetros de ciclovias
Entre as intervenções em execução está uma ciclovia de 14,1 km que vai ligar Serra Dourada II ao Terminal de Jacaraípe
Escute essa reportagem

Quem mora ou visita a Serra poderá ter mais qualidade de vida. É que a cidade passará a contar com mais de 100 quilômetros de ciclovia em até três anos.
A extensão atual da malha cicloviária do município é de 83 quilômetros, porém, com a conclusão das obras que já estão em andamento e preveem a construção de ciclovia, quem circula pela cidade de bicicleta poderá se locomover com ainda mais facilidade.
Entre as intervenções em execução está uma ciclovia de 14,1 km que vai ligar Serra Dourada II ao Terminal de Jacaraípe, além dos 6,9 km previstos no contorno de São Domingos, obra de mobilidade urbana que terá também novo viaduto e ligação até Jacaraípe.
Segundo a secretária de Obras da Serra, Izabela Roriz, a proposta busca transformar a vida da população. “Já temos 83 km de ciclovias e, nos próximos anos, chegaremos a mais de 100 km. O plano cicloviário da Serra é ambicioso e nosso objetivo é garantir que ele transforme a cidade para melhor”.
A Terceira Via Serra-Vitória, o contorno de Jacaraípe e a futura municipalização da BR-101, transformada em avenida Mestre Álvaro, também estão no planejamento e irão contar com ciclovias, resultando em uma malha cicloviária ainda maior.
A secretária lembra que a bicicleta é um meio de transporte cada vez mais utilizado, tanto por questões de saúde quanto pela eficiência em trajetos urbanos. “A gente planeja que, daqui a alguns anos, a Serra esteja toda interligada através de ciclovias e que possamos chegar até Vitória com esse modal”.
O município também prepara a interligação de bairros que ainda não contam com ciclovias. Um dos exemplos é Porto Canoa, que receberá ciclovia no canteiro central da avenida Brasília, conectando a região ao traçado já em andamento em Serra Dourada.
“Todas as nossas obras são pensadas também para os ciclistas. Hoje a gente tem a Norte-Sul, que já tem ciclovias na altura de Barcelona até Laranjeiras. Além disso, temos também a ciclovia ligando toda a Norte-Sul no sistema viário Sérgio Rogério de Castro, no Civit 1”.
“Queremos interligar a ciclovia no Civit 1, passando por Porto Canoa, que ainda não tem. A gente quer implantar uma ciclovia ali no canteiro central da avenida Brasília, interligando até Serra Dourada”, explicou Izabela.
Saiba Mais
Ampliação
Atualmente, a Serra possui cerca de 84 quilômetros de ciclovias já construídos. No entanto, outras obras, que já estão em andamento, contemplam a construção mais delas. O plano é que, com a conclusão das obras em até três anos, o município passe a contar com mais de 100 km de ciclovia.
Quilometragem
Além dos 84 km já existentes, outros 14,1 km estão em construção e irão interligar Serra Dourada II ao Terminal de Jacaraípe. Há, ainda, a construção de uma nova ciclovia de 6,9 km com as obras do contorno de São Domingos.
Projetos futuros
No futuro, a Serra pretende ficar mais conectada, já que há a previsão de construção de mais faixas destinadas a ciclistas. Outros projetos com ciclovias são a Terceira Via Serra-Vitória, contorno de Jacaraípe, avenida Mestre Álvaro, entre outros.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários