Serra e Guarapari abrem agendamento para vacinação de crianças
Vagas serão abertas nesta segunda-feira (17). Na Serra, é possível agendar a partir das 18 horas. Já em Guarapari, marcação terá início às 16 horas
Escute essa reportagem

As prefeituras da Grande Vitória abrem nesta segunda-feira (17) agendamento para vacinação contra a covid-19 para mais um grupo: as crianças de 11 anos.
O Estado recebeu 24.100 doses da Pfizer pediátrica para vacinar crianças de 5 a 11 anos. Inicialmente, serão vacinadas as crianças indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência permanente, comorbidades e 11 anos de idade.
Na Serra, o agendamento para este grupo será nesta segunda-feira (17) às 18 horas pelo site da prefeitura. Neste momento, o imunizante para crianças será aplicado somente com agendamento em algumas unidades de saúde. Quem agendar nesta segunda (17) receberá a vacina na quarta (19), quinta (20) e sexta-feira (21) desta semana.
Em Guarapari, o agendamento para crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e deficiência permanente será aberto nesta segunda-feira (17) às 16 horas no site da prefeitura. A aplicação será na quarta-feira (19), conforme o agendamento.
Já em Vila Velha, o agendamento para as crianças será na quarta-feira (19) no site da prefeitura. Serão 2.530 doses, sendo 1.950 para crianças de 11 anos sem comorbidades e 580 para crianças de 11 anos com comorbidades.
As aplicações serão realizadas na quinta (20) e sexta-feira (21) no Tartarugão e na Unidade de Vila Nova, conforme a marcação.
Viana também abre agendamento esta semana para crianças. A imunização será no próximo sábado (22), das 8h às 16 horas, no Centro Multiuso É Pra Já, em Marcílio de Noronha.
Cariacica informou que um novo agendamento será definido nesta segunda (17) para a vacinação de crianças. Já Vitória disse, em nota, que aguarda o recebimento de novo lote de imunizantes para crianças para abrir as marcações.
Pesquisa
Em sua rede social, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, divulgou o início da coleta de amostras de crianças para um estudo realizado por pesquisadores do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes/Ebserh), com apoio da Fiocruz/Instituto René Rachou e do Butantan, com doses das vacinas Coronavac ou Pfizer.
O “Projeto Curumin” vai vacinar crianças e adolescentes de 3 a 17 anos que ainda não receberam vacina contra covid-19, independente de terem tido a doença ou não.
As informações foram divulgadas no site curumim.es.gov.br/cidadao.
VACINAÇÃO NA GRANDE VITÓRIA
Vacinação de crianças
Quem será vacinado
A Vacinação vai começar por alguns grupos:
Doenças preexistentes
- Crianças de 5 a 11 anos com comorbidades (doenças ou condições preexistentes, como hipertensão, obesidade e diabetes). É preciso apresentar laudos que comprovem as condições, assim como foi feito na vacinação dos adultos. As comorbidades são as mesmas.
Deficientes
- Crianças de 5 a 11 anos com alguma deficiência física ou mental.
Indígenas
- Crianças de 5 a 11 anos.
Crianças em geral
- Crianças de 11 anos (que não tenham comorbidade ou deficiência).
- Próximos passos
- Com a previsão de chegada de remessas semanais, a medida que os grupos forem alcançados, as faixas etárias das crianças em geral serão ampliadas, sempre de maior idade até chegar aos mais novos.
- O Ministério da Saúde adotará o intervalo de oito semanas entre as doses pediátricas, ou seja 56 dias.
Dose diferente
- A vacina que será aplicada em crianças é da Pfizer, mas contém um terço da dose usada em pessoas a partir de 12 anos de idade. Os frascos terão cores diferentes.
Observações
- Caso tenha tomado alguma vacina do Calendário Nacional de Imunização é necessário aguardar 15 dias para receber a dose da Pfizer contra covid-19.
- As crianças que completarem 12 anos de idade entre a primeira e a segunda dose devem permanecer com o esquema de vacinação com a dose pediátrica.
Agendamentos
Serra
- Crianças: a partir desta segunda (17), às 18 horas, no site da prefeitura, será aberto agendamento para crianças entre 5 e 11 anos indígenas e quilombolas, com deficiência permanente, comorbidades, além de crianças com 11 anos em geral. As doses serão aplicadas quarta (19), quinta (20) e sexta-feira (21) em algumas unidades de saúde somente mediante agendamento.
- Outros grupos: abre ainda nesta segunda (17), também às 18 horas no site, agendamento para todos os imunizantes e grupos. Sem agendamento acontece de segunda a sexta, das 9 às 17 horas, e, no sábado, das 10 às 17 horas, no L2 do shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras.
Guarapari
- Crianças: a partir desta segunda (17), às 16 horas, no site da prefeitura, será aberto agendamento para crianças entre 5 e 11 anos com comorbidades e deficiência permanente. São 600 doses. A vacinação será na quarta-feira (19) nas unidades de saúde dos bairros Meaípe, Kubitscheck, Centro Municipal de Saúde, Bela Vista, Setiba, Perocão e Adalberto. Documentos necessários: Laudo médico, CPF, Cartão do SUS, cartão de vacina da criança e comprovante de residência em nome do responsável.
- Outros grupos: haverá mutirão de vacinação contra covid e influenza, das 8h às 11h, sem agendamento, no Centro de Atendimento ao Turista, no final da Praia do Morro. O atendimento é voltado para qualquer pessoa acima de 12 anos que precisa tomar a primeira, a segunda ou a terceira dose.
Vila Velha
- Crianças: a marcação será na quarta-feira (19), às 15h, no site da prefeitura. Serão 2.500 vagas para crianças de 11 anos com e sem comorbidades. Os imunizantes serão administrados na quinta (20) e sexta-feira (21) no Tartarugão e na Unidade de Saúde de Vila Nova. É necessário apresentar o cartão de vacina da criança.
- Outros grupos: vacinação nesta segunda (17) no Centro Integrado (Praia de Itapuã) sem agendamento e no ginásio do Tartarugão para quem já agendou. Sempre a partir das 9 horas.
Viana
- Crianças: o agendamento para crianças será aberto ao longo da semana. A imunização vai acontecer sábado (22) das 8h às 16h no Centro Multiúso É Pra Já, em Marcílio de Noronha.
- Outros grupos: a vacinação sem agendamento contra gripe e covid-19 acontece em 18 unidades de saúde do município de segunda a sexta-feira, das 8h à 15h.
Vitória
- Crianças: a prefeitura informou que aguarda o recebimento de novo lote de imunizantes para crianças para reabrir os agendamentos.
- Outros grupos: a capital abriu no último sábado (15) 9.510 vagas para vacinação contra a covid-19.
- Serão ofertadas a 1ª dose para adolescentes entre 12 e 17 anos e para pessoas com 18 anos ou mais; 2ª dose da Pfizer (quem recebeu a 1ª até 25/11) e da Coronavac (1ª há 28 dias ou mais), reforço para pessoas entre 18 e 59 anos (quem recebeu a 2ª ou dose única até 21/09) e com 60 anos ou mais (2ª ou dose única até 25/10), reforço para imunossuprimidos (quem tem 18 a 59 anos e recebeu o reforço até 21/09 e quem tem 60 anos ou mais e recebeu o reforço até 25/10). A aplicação será de acordo com o agendamento.
- A marcação pode ser feita pelo link agendamento.vitoria.es.gov.br
Cariacica
- Crianças: novo agendamento será definido nesta segunda (17) para vacinação de crianças.
- Outros grupos: a prefeitura tem 20 pontos de vacinação sem agendamento para covid-19 e gripe, de segunda a sexta-feira.
- Locais: Faça Fácil (até o próximo dia 21), das 8h30 às 16 horas; nas UBS de Campo Verde, Cariacica-Sede, Itapemirim, Jardim Botânico, Mucuri, Nova Brasília, Nova Canaã, Nova Rosa da Penha II, Novo Brasil, Oriente, Padre Gabriel e Porto de Santana, das 7h30 às 15h30; e nas UBS de São Francisco, Santa Fé, Bela Aurora, Valparaíso, Santa Bárbara e Itaquari, das 7h30 às 18h30.
Comentários