Secretaria da Saúde confirma primeiro caso da nova subvariante da ômicron no ES
A recomendação é atualizar o cartão de vacina e usar máscaras em ambientes com muitas pessoas
Escute essa reportagem
O subsecretário de Vigilância em Saúde do Estado, Luiz Carlos Reblin, confirmou nesta segunda-feira (07) o primeiro caso positivo da nova subvariante da ômicron no Espírito Santo, a BQ.1 .
De acordo com Reblin, "essa variante provoca sintomas leves, tem escape vacinal, mas não é uma referência para casos graves", diz.
E acrescenta que o Espírito Santo não teve um número expressivo de aumento de casos de covid que levou à internações e óbitos. "Tivemos, sim, nas duas últimas semanas, um pequeno aumento de casos que, muito provavelmente, está vinculado a essa nova variante".
De acordo com o subsecretário, é importante que quem ainda ainda não tomou a dose recomendada de vacina contra o coronavírus, como a segunda dose, a dose de reforço e segunda dose de reforço, procurar o serviço de saúde para atualizar o cartão de vacina.
"Se achar que tem sintomas, ou se expôs a algum risco, faça um teste. Procure os municípios ou os pontos sob gestão do Estado para fazer esse teste", conta. E ele recomenta que, para que as pessoas se sintam mais seguras em ambientes com mais pessoas, que use máscara. "Assim você estará protegendo a sua saúde e de seus familiares", finaliza.
Comentários