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Cidades

“Se for muito bom, desconfie!”, diz delegado sobre golpes na internet

Alessandro Barreto deu dicas sobre os cuidados que as pessoas devem ter nas redes


Imagem ilustrativa da imagem “Se for muito bom, desconfie!”, diz delegado sobre golpes na internet
O Delegado Alessandro Barreto ajudou a influenciadora digital Alline Passamani a recuperar a conta do Instagram após golpe, na última sexta-feira (10) |  Foto: Instagram

A invasão ou o sequestro de contas em plataformas digitais vem fazendo cada vez mais vítimas,  acarretando prejuízos e muita dor de cabeça.  

À reportagem, o delegado de Polícia Civil do Piauí e coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas, Alessandro Barreto, que ajudou a influencer Alline Passamani a recuperar a conta do Instagram, comentou sobre as iscas usadas pelos estelionatários e os cuidados que as pessoas devem ter para evitar cair em golpes.

A Tribuna – Como os dados de contas nas redes sociais têm sido roubados, a exemplo do que aconteceu com a influenciadora Alline Passamani?  

Alessandro Barreto – Os dados são sequestrados. Alguém vai junto à operadora de telefonia móvel e faz a troca indevida do chip. Pode ter usado documento falso ou teve a conivência de alguém para fazer a troca. E aí, o que houve? Depois que fez a troca indevida e assumiu as contas de rede social, que são vinculadas às contas de telefone, começam a aplicar golpes.

Isso está ocorrendo em todo o Brasil. Então, está havendo falha. Daí, os estelionatários se utilizam dessas falhas para poder invadir as contas da rede social, assumem a identidade da vítima e, lá, passam a vender carros, consultas médicas,  iPhone, sofá, geladeira, televisão, oferecem descontos em resorts e tratamentos.

As vítimas confiam cegamente no que está nas postagens e já mandam o Pix (transferência) e jogam o dinheiro fora.

Mas não é só esse golpe que está sendo praticado, da troca de chip.

Qual é o outro?

Vamos imaginar um resort. Uma pessoa vai lá na página oficial do resort e comenta: “Que massa, um dia vou passar um final de semana aí”. O criminoso olha o comentário e diz: “É agora”.

O que ele faz?

Ele cria uma página clone do resort e manda um Direct para quem fez o comentário dizendo que adorou os elogios e diz que está trabalhando com um final de semana com ofertas. Para isso, diz que a pessoa vai concorrer e, em seguida, pega o nome completo e número do telefone. 

O próximo passo é enviar um código via SMS com o link da suposta promoção. É o que eles precisam para ter acesso à senha para entrar na conta do Instagram, assumir a identidade do titular da conta e aplicar os golpes. 

Como um usuário da conta pode se blindar para evitar que isso aconteça?

Sempre digo: se for muito bom para ser verdade, desconfie! É golpe! As pessoas devem ser orientadas que não ganharam final de semana em hotel, não ganharam jantares, descontos. É tudo mentira. 

Não coloque SMS como fator de autenticação de conta. O SMS é extremamente falho porque, se houver ataque, a conta da rede social fica comprometida. 

Outro ponto importante: o número de contato para publicidade tem de ser diferente do número do Instagram, muito importante para quem tem negócio na internet. Enfim, não mande links, não dê trela.

Operadoras dizem que têm altos padrões de segurança

Diante dos relatos e questionamentos das vítimas, a reportagem entrou em contato com as operadoras de telefonia perguntando sobre o que elas têm feito para evitar as investidas dos bandidos, qual a orientação para que as pessoas não sejam vítimas e se o crime se confirmar, o que devem fazer.

A Operadora Claro afirmou, por meio de nota, que investe constantemente em políticas e procedimentos de segurança, adotando medidas rígidas para identificar fraudes e proteger seus clientes. 

A empresa reforça que é dever de todos os colaboradores e prestadores de serviços zelar pela integridade das informações, às quais têm acesso exclusivamente para exercício de suas funções, o que é reforçado em nosso Código de Ética e nos contratos firmados.

Além disso, a Claro garante que conta com processos seguros de troca de chips e está aperfeiçoando, constantemente, os procedimentos contra fraudes. 

Em caso de dúvidas sobre ações suspeitas, recomenda que o cliente entre em contato com a central de relacionamento pelo telefone 1052. O funcionamento é 24h e a ligação, gratuita. “Todas as denúncias apresentadas são apuradas”.

Já a Vivo e a Tim informaram que a demanda seria respondida pela Conexis Brasil Digital, que reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade.

A Conexis diz que as operadoras de telecomunicações possuem compromisso com os mais elevados padrões de segurança da informação e privacidade de dados, monitorando constantemente seus sistemas e requisitos técnicos, operacionais, legais e regulatórios associados à gestão de dados.

“Como parte dos procedimentos de segurança das empresas, os setores de telecomunicações, financeiro, de internet, comércio e varejo lançaram, em 2020,  a campanha #FiqueEsperto, com dicas e informações para a população sobre a importância de se adotar cuidados com a segurança dos dados pessoais”, afirma, por meio de nota.

A campanha procura alertar os usuários de internet e de serviços digitais para tentativas de fraude que possam ocorrer no ambiente digital e informar sobre os cuidados que devem ser adotados para evitar golpes e problemas resultantes dessas fraudes. 

Outras informações podem ser acessadas pelo site da #FiqueEsperto https://fe.seg.br/. A campanha já enviou 1,4 bilhão de mensagens.

Já o Facebook tem declarado que as pessoas devem desconfiar “de ofertas de produtos, promoções e serviços com preços muito abaixo dos valores médios praticados no mercado”.


PRINCIPAIS ARMADILHAS


Venda de carros e desconto em consultas

Mensagens

  • Utilizando as redes sociais, golpistas se aproximam das vítimas usando várias estratégias para  oferecer produtos com “ofertas irresistíveis”. 
  • As ofertas são enviadas nos stories (acessíveis por até 24 horas) ou no Direct (ferramenta de mensagem direta). 
  • Para isso, os criminosos usam iscas com a finalidade de chamar a atenção dos seus alvos. 

Produtos em “oferta”

  • Vendas de iPhone;
  • De carros e motos;
  • PlayStation (PS4 e PS5).
  • Hospedagens gratuitas em resorts, hotéis 5 estrelas, por exemplo (uma das táticas é incentivar a vítima a participar de sorteios). 
  • Consulta médica com desconto.
  • Tratamento dentário com 70% de desconto.
  • Atendimento estético quase de graça.
  • Venda de eletrodomésticos.

Fonte: Alessandro Barreto, delegado.


COMO AGIR


Proteção com senhas longas e diferentes

Autenticação de dois fatores

  • Ativar a verificação em duas etapas nos aplicativos do celular ajudará na proteção dessas ferramentas e evitará a clonagem em série das aplicações do aparelho.

Monte senhas longas

  • Incluindo números, letras maiúsculas, letras minúsculas e caracteres especiais.

Use uma senha diferente

  • Para cada site ou aplicativo em que você se cadastrar, procure usar senha diferente. O uso das mesmas senhas poderá facilitar a ação criminosa.

Desvincule o seu número de telefone de suas contas

  • Geralmente, os criminosos encaminham mensagens de texto em nome de empresas já conceituadas pedindo para que o usuário insira o código informado no SMS. Ao inserir, a vítima acaba autorizando o bandido a ter acesso aos seus dados.

Código recebido

  • Nunca informe o código recebido por SMS, pois é por ele que bandidos conseguem clonar seu aplicativo.

Outros golpes

Contato com instituições

  • Para golpes onde o bandido se passa por instituições, entre em contato com tais órgãos para checar a veracidade da informação.

Fonte: Especialistas e pesquisa A Tribuna. 

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