Ruínas de imóvel centenário serão restauradas em Marataízes
Escute essa reportagem

As ruínas do antigo Trapiche, em Marataízes, no Litoral Sul, vão passar por obras de recuperação, com o objetivo de preservar o que sobrou do imóvel construído pelo Barão de Itapemirim há 160 anos.
Segundo a prefeitura, além de preservar a matéria original do monumento histórico tombado pelo Conselho Estadual de Cultura, será criado um espaço de vivência no entorno. Perto do imóvel há o Porto da Barra e o Palácio das Águias, outros dois pontos turísticos.

“Estamos fazendo tudo o que é preciso para garantir a preservação do Trapiche. Em breve, o projeto será licitado e a obra iniciada”, afirmou o prefeito Robertino Batista da Silva, o Tininho.
De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico, a elaboração do projeto teve início ano passado, mas devido ao monumento ser tombado precisou passar por várias aprovações junto ao Conselho Estadual de Cultura.
Em fase emergencial será feito um trabalho de salvaguarda das ruínas. Essa etapa está em fase de licitação para contratar a empresa que fará o serviço.

Para a segunda etapa do projeto, que é a criação do espaço de vivência do entorno do Trapiche, a prefeitura mantém diálogo com o Conselho para que todas as adequações sejam feitas e possa, assim, executar o projeto.
A proposta é instalar no entorno um museu a céu aberto. A prefeitura destacou que todas as intervenções, desde a elaboração do projeto até a execução das obras, serão feitas com recursos próprios, com dotação orçamentária já prevista.
“Temos conversado muito sobre o que podemos fazer ali naquela área, e todo apoio é bem-vindo, seja com ideias, ou através de emendas. É dialogando que encontramos as soluções”, destacou o prefeito.
Comentários