Rodoviários protestam e ônibus não saem das garagens de duas empresas nesta quarta-feira
Escute essa reportagem

Rodoviários de duas empresas realizam um protesto na manhã desta quarta-feira (14). Nenhum ônibus saiu das garagens das viações Tabuazeiro, na Serra, e Metropolitana, em Vila Velha.
Trinta e oito carros não saíram da garagem da Tabuazeiro, que atende linhas do sistema municipal de Vitória. Já na Metropolitana, que atende linhas do Transcol, deixaram de sair 32 ônibus. Segundo o Sindirodoviários, as empresas pertencem ao mesmo dono.
Os trabalhadores reivindicam o pagamento de salários e ticket atrasados. “A viação Tabuazeiro está com quatro folhas de pagamento atrasadas. A Metropolitana está atrasada também, mas não chega a quatro não: adiantamento de fevereiro, o pagamento de março, o adiantamento de março e pagamento de abril, além do ticket alimentação”, disse o diretor do Sindirodoviários Miguel Leite.
Segundo do diretor, o protesto dos trabalhadores dessas empresas começou ontem (13) e continuou hoje. Após o fim do protesto que reivindicou prioridade na vacinação contra a Covid-19, os ônibus das outras empresas começaram a circular, mas os rodoviários que estão com pagamentos atrasados não retornaram ao trabalho.
Ainda de acordo com o sindicato, outras empresas que atendem o sistema Transcol estão suprindo a ausência dos ônibus da Metropolitana.
Em nota, a Ceturb disse que o protesto não causa prejuízo aos usuários do Transcol. "A Ceturb-ES informa que por conta do protesto da empresa Metropolitana os consórcios operadores realizaram os remanejamentos de veículos necessários para cumprir as tabelas de horários estabelecidas, sem prejuízo para os usuários".
Também em nota, a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Transportes, informou que irá notificar a empresa Tabuazeiro para que os ônibus voltem a rodar.
Leia a nota na íntegra:
"A Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) foi informada sobre a paralisação de funcionários da viação já no início da manhã desta quarta-feira (14) e vai notificar a empresa de ônibus para que os coletivos voltem a circular no município o quanto antes.
O órgão destacou, ainda, que a administração municipal está aberta ao diálogo e que se dispõe a intermediar as negociações para que empresa e trabalhadores entrem em acordo, a fim de evitar prejuízos à população".
Comentários