Rodoviários fazem novo protesto pelo retorno dos cobradores ao trabalho
Escute essa reportagem
Rodoviários realizaram uma nova manifestação na manhã desta quinta-feira (9) pedindo a volta dos cobradores aos seus postos de trabalho. Os manifestantes saíram em caminhada da avenida Vitória até o Palácio Anchieta, no Centro da capital.
Coletivos enfileirados acompanharam a passeata em baixa velocidade e ficaram parados quando a manifestação chegou ao centro. O trânsito ficou lento nas principais vias da cidade.

Em nota, A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e a Ceturb-ES explicaram que a suspensão da atividade de cobrador foi uma medida adotada pelo protocolo de enfrentamento à covid-19. A Semobi informou ainda que já vem discutindo e está finalizando o plano de retorno dos cobradores para ser posto em prática quando for encerrado o estado de calamidade e /ou estiver em consonância com às autoridades de saúde e em um novo formato.
Leia a nota na íntegra:
"A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e a Ceturb-ES esclarecem mais uma vez que a suspensão da atividade do cobrador no interior dos coletivos do Sistema Transcol são medidas adotadas pelo protocolo de enfrentamento a covid-19 no transporte coletivo metropolitano, junto com outras 40 ações. E que este tipo de manifestação apenas traz prejuízos para a população, gerando atrasos nas linhas, acumulo de passageiros nos pontos e terminais e congestionamento nas vias.
A Semobi e a Ceturb-ES, esclarecem ainda que o início da vacinação da categoria em junho, a Semobi informa que já vem discutindo e está finalizando o plano de retorno dos cobradores para ser posto em prática quando for encerrado o estado de calamidade e /ou estiver em consonância com às autoridades de saúde e em um novo formato.
Em relação a este plano, a Semobi adianta que os cobradores devem retornar as suas atividades a bordo apenas em horários pré-determinados, como os de pico para auxiliar na comercialização de créditos do CartãoGV via pagamento com cartão de crédito ou débito. Contudo, é importante que a categoria tenha completado o processo de imunização com a segunda dose da vacina. Bem como acompanhar a evolução da pandemia e possíveis variantes, seguindo as orientações das autoridades sanitárias. Vale ressaltar que todos os profissionais afastados estão recebendo integralmente seus salários.
Em relação a qualificação, esses profissionais estão desde 2019 participando de processos de requalificação e assumindo novas funções dentro do próprio sistema. Também já está em andamento o programa CNH requalifica, programa exclusiva para cobradores do transcol obterem sua habilitação, com o tot de 1500 até 2022.
Os profissionais, devidamente registrados com a função de cobrador nas empresas que atendem ao Sistema Transcol, serão indicados pela Semobi e realizarão, a partir deste mês, o processo de Primeira Habilitação custeado pelo Detran|ES nas categorias “B” (carro) ou “AB” (moto e carro). O programa está dividido em três fases até o final de 2022, com a abertura de 500 vagas em cada para os contemplados realizarem, de forma gratuita, os exames médico, psicológico, aulas teóricas, práticas e os exames necessários para a obtenção da CNH. O investimento do Governo do Estado no programa é da ordem de R$ 2.267.400,00".
Comentários