X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Rio Itapemirim sobe 2,54m acima do leito e deixa Defesa Civil em alerta


Ouvir

Escute essa reportagem

Moradores que vivem em regiões às margens do Rio Itapemirim estão em alerta: desde o início das fortes chuvas que caem no Estado, o nível do rio já subiu 2,54m em relação ao seu leito. A medição mais alta foi feita às 6 da manhã deste domingo (21) e já havia sido registrada também às 11 horas de sábado (20). 

De acordo com a Defesa Civil de Cachoeiro de Itapemirim, a elevação do rio já era esperada desde a noite de sábado. O alto volume de chuvas na região do Caparaó e municípios vizinhos, além do aumento da vazão em hidroelétricas, provocou o reflexo em Cachoeiro.

A principal preocupação da Defesa Civil é que a alta do Rio Itapemirim provoque alagamentos em bairros com áreas mais baixas, como Coronel Borges, Baiminas, Arariguaba e Álvaro Tavares (União).

Imagem ilustrativa da imagem Rio Itapemirim sobe 2,54m acima do leito e deixa Defesa Civil em alerta
Alagamentos foram registrados na sexta-feira, no distrito de Pacotuba |  Foto: Divulgação / PMCI

Na última sexta (19), áreas mais baixas, como o distrito de Pacotuba, já registraram ocorrências de alagamentos em vias públicas e quintais de residências. Os moradores foram orientados caso o nível do rio continuasse a subir.

Ainda de acordo com o órgão municipal, que monitora o comportamento da vazão em Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) de municípios da região sul capixaba e do nível do rio Castelo, a vazão na bacia hidrográfica do rio Itapemirim teve um incremento de 781,25 metros cúbicos por segundo nas últimas horas, volume considerado bastante elevado.

"A Defesa Civil pede que a população fique em estado de atenção e entre em contato em casos de urgência pelo telefone (28) 98814-3497", informou a prefeitura, em suas redes sociais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: