Rio Itapemirim sobe 2,54m acima do leito e deixa Defesa Civil em alerta
Escute essa reportagem
Moradores que vivem em regiões às margens do Rio Itapemirim estão em alerta: desde o início das fortes chuvas que caem no Estado, o nível do rio já subiu 2,54m em relação ao seu leito. A medição mais alta foi feita às 6 da manhã deste domingo (21) e já havia sido registrada também às 11 horas de sábado (20).
De acordo com a Defesa Civil de Cachoeiro de Itapemirim, a elevação do rio já era esperada desde a noite de sábado. O alto volume de chuvas na região do Caparaó e municípios vizinhos, além do aumento da vazão em hidroelétricas, provocou o reflexo em Cachoeiro.
A principal preocupação da Defesa Civil é que a alta do Rio Itapemirim provoque alagamentos em bairros com áreas mais baixas, como Coronel Borges, Baiminas, Arariguaba e Álvaro Tavares (União).

Na última sexta (19), áreas mais baixas, como o distrito de Pacotuba, já registraram ocorrências de alagamentos em vias públicas e quintais de residências. Os moradores foram orientados caso o nível do rio continuasse a subir.
Ainda de acordo com o órgão municipal, que monitora o comportamento da vazão em Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) de municípios da região sul capixaba e do nível do rio Castelo, a vazão na bacia hidrográfica do rio Itapemirim teve um incremento de 781,25 metros cúbicos por segundo nas últimas horas, volume considerado bastante elevado.
"A Defesa Civil pede que a população fique em estado de atenção e entre em contato em casos de urgência pelo telefone (28) 98814-3497", informou a prefeitura, em suas redes sociais.
Comentários