Reta da Penha e Dante Michelini vão ter mergulhões
Além do mergulhão na Fernando Ferrari, Reta da Penha e Dante Michelini também vão ter novas alternativas para melhorar trânsito
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Com mais de 1 milhão de veículos circulando na capital todos os dias, a construção de mergulhões em três cruzamentos de Vitória promete reduzir o número de semáforos e dar maior fluidez ao trânsito.
Os projetos para as obras dos mergulhões (onde uma via passa “por baixo” da outra) já estão sendo contratados pela prefeitura em pontos apontados como gargalos para a mobilidade.
Um deles é no cruzamento entre as avenidas Nossa Senhora da Penha e Rio Branco, na altura da Praia do Canto e de Santa Lúcia. Um outro fica no cruzamento da Dante Michelini com a Norte-Sul, em Jardim Camburi.
O terceiro mergulhão será no cruzamento entre as avenidas Fernando Ferrari, Adalberto Simão Nader e Professor Fernando Duarte Rabelo, na região de Goiabeiras.
O gerente de Operações e Fiscalização no Trânsito de Vitória, Brunno Xavier, enfatizou que esses locais são pontos importantes de retenção hoje, principalmente nos horários de pico.
“Na região da Praia do Canto, no cruzamento entre a Rio Branco e a Reta da Penha, por exemplo, a retirada de semáforos pode reduzir a lentidão. Os três pontos estão em corredores estratégicos da cidade e as intervenções são importantes para dar maior fluidez”.
O secretário municipal de Obras, Gustavo Perin de Medeiros, explicou que, após os estudos e elaboração dos anteprojetos das obras dos três cruzamentos, devem ser licitadas no primeiro semestre do ano que vem o detalhamento e execução das obras.
“São obras que, após iniciadas, devem ser executadas entre um ano e meio a dois anos. Alguns pontos são mais sensíveis, então os projetos devem nortear de que forma serão executadas e prazos”.
O prefeito Lorenzo Pazolini ainda enfatizou que os projetos estão sendo contratados com recursos próprios, viabilizados pela economia da prefeitura com o corte de 50% dos cargos comissionados. “Estamos investindo recursos na busca de soluções para gargalos históricos”.
O arquiteto e urbanista e professor da Universidade Federal do Espírito Santo, Tarcísio Bahia, reforçou a necessidade de avaliar a necessidade de obras de engenharia nesses pontos. “É preciso analisar se resolver o problema em um ponto não irá manter uma retenção mais a frente. É sempre melhor contratar um plano de mobilidade para toda a cidade”.
OPINIÃO
"As intervenções nos cruzamentos são obras que, após iniciadas, devem ser executadas entre um ano e meio a dois anos”, Gustavo Perin de Medeiros, secretário de Obras de Vitória
SAIBA MAIS
1 - Avenidas Reta da Penha e Rio Branco

Local
Para dar maior fluidez no trânsito, está em fase de estudos uma solução para reduzir ou retirar os semáforos no cruzamento entre as avenidas Nossa Senhora da Penha (Reta da Penha) e Rio Branco, entre a Praia do Canto e Santa Lúcia.
A ideia é que o local passe a ter uma interseção em dois níveis, ou seja, uma das duas vias passará “por baixo” da outra, retirando a necessidade de semáforo.
O projeto deve apontar ao certo se a Reta da Penha ou Rio Branco irá se sobrepor, além de outras intervenções necessárias.
Ciclovias
> O mergulhão, além de deixar livre a passagem de automóveis no local, vai conectar os trechos da ciclovia da avenida Rio Branco, de Santa Lúcia e da Praia do Canto.
> As ciclovias da Praia do Canto já estão com obras avançadas.
Projeto
> A prefeitura está contratando a empresa responsável pela elaboração de estudos e do anteprojeto para a construção do mergulhão.
> A previsão é que edital para contratação integrada do detalhamento do projeto e das obras do mergulhão esteja concluído até o fim do primeiro semestre do ano que vem.
2 - Avenidas Dante Michelini e Norte-Sul

Cruzamento
> A prefeitura está contratando uma empresa para fazer o anteprojeto de mergulhões no cruzamento entre a avenida Dante Michelini (na orla de Camburi) e a Norte-Sul, no bairro Jardim Camburi.
> O objetivo é reduzir a retenção no trânsito, principalmente para quem está na Norte-Sul e quer acessar a Dante Michelini nos horários de pico. Com a intervenção será possível retirar semáforos, fazendo conversões de forma direta.
Obra
Quem estiver trafegando pela Norte-Sul e quiser pegar a avenida Dante Michelini, no sentido Vale, irá passar por uma passagem inferior. O motorista que estiver na avenida Dante Michelini e quiser acessar a Norte-Sul também passará por uma outra passagem inferior, sem necessidade de parada no semáforo.
> Quem está na orla de Camburi e quiser acessar a Norte-Sul irá passar por cima.
Prazos
> A empresa responsável por elaborar o anteprojeto está em fase de contratação. Os estudos e o anteprojeto devem ficar prontos no início de 2023.
> O processo de licitação para contratação dos projetos complementares e as obras, contratação integrada, deve acontecer a partir do primeiro semestre de 2023.
3 - Avenidas Fernando Ferrari e Adalberto Simão Nader

Cruzamento
> A prefeitura está contratando uma empresa para realizar os estudos necessários e o anteprojeto de um viaduto e túnel no cruzamento entre as avenidas Adalberto Simão Nader, Fernando Ferrari e Professor Fernando Duarte Rabelo, na região de Goiabeiras.
Obra
> A ideia é que o motorista que estiver na avenida Fernando Ferrari com sentido Praia de Camburi pela avenida Adalberto Simão Nader passe pelo viaduto elevado (alça) para avenida. Esse motorista não vai mais precisar entrar em Goiabeiras para fazer a conversão.
> Já o condutor que estiver saindo de Goiabeiras pela avenida Professor Fernando Duarte Rabelo, sentido Adalberto Simão Nader, poderá passar por baixo da pista, pelo túnel.
> O projeto reduz o número de semáforos e tempo de espera dos motoristas. Ainda deve prever ciclovia no local, além de haver necessidade de readequação do sistema de drenagem local.
Prazos
> A empresa responsável por elaborar o anteprojeto deve realizar os estudos até o final do ano. O processo de licitação para execução dos projetos complementares e as obras deve acontecer a partir do primeiro semestre de 2023.
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