Turista com hipotermia é resgatado de helicóptero no Pico da Bandeira
Imagens registradas por outros visitantes mostram o momento em que a equipe do Notaer se aproxima para o resgate
Escute essa reportagem

Um turista de 41 anos, natural de Montes Claros, Minas Gerais, precisou ser resgatado de helicóptero após passar mal no topo do Pico da Bandeira, em Dores do Rio Preto, no Sul do Espírito Santo, na manhã do último sábado (5). Ele apresentava sinais de hipotermia e falta de ar quando foi socorrido.
Imagens registradas por outros visitantes mostram o momento em que a equipe do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) se aproxima da pedra para efetuar o resgate, enquanto um grupo observa a ação do alto da montanha.
O Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude, é o terceiro ponto mais alto do Brasil e atrai turistas de diversas partes do país. Localizado no Parque Nacional do Caparaó, o local é conhecido pelas baixas temperaturas, que neste ano chegaram a -7 °C em algumas trilhas, com formação de geada, congelamento de cachoeiras e até bonecos de neve feitos por turistas.
O guia turístico Enos Cortez acompanhava um grupo de 11 pessoas na trilha quando o mineiro passou mal. Segundo ele, era a primeira vez que o homem visitava o Pico da Bandeira.
O resgate foi realizado com apoio do Corpo de Bombeiros, que acionou a equipe aérea do Notaer. O turista foi transportado de helicóptero até Guaçuí, onde recebeu atendimento no Pronto Atendimento Municipal. Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ele teve alta ainda no mesmo dia e retornou para a cidade de origem.
A identidade do turista não foi divulgada, e a reportagem não conseguiu contato com os familiares.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários