X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Regional

Jararaca ameaçada de extinção é vista no Espírito Santo

A jararaca-verde foi encontrada na última quarta-feira em uma floresta de Nova Venécia. Registro foi feito por biólogo


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Jararaca ameaçada de extinção é vista no Espírito Santo
O biólogo e herpetólogo Thiago Marcial de Castro, dedicado ao estudo de répteis desde 2004, registrou encontro |  Foto: Divulgação/ Joyce Teodora Ferreira

A jararaca-de-patioba, também conhecida como jararaca-verde, uma espécie noturna de pequeno porte que vive em árvores, volta a surpreender a comunidade científica após mais de 30 anos. A raridade foi encontrada pelo biólogo e herpetólogo capixaba Thiago Marcial de Castro em Nova Venécia.

Com cerca de um metro de comprimento, essa serpente alimenta-se de pequenos mamíferos, lagartos e aves. A espécie no Estado é evidenciada pelo fato de ter sido classificada como “criticamente ameaçada” em 2022, sendo uma das espécies incluídas na lista estadual de animais sob ameaça de extinção.

O último avistamento documentado dessa jararaca-de-patioba foi em 31 de julho de 1992, em Conceição da Barra, no Norte do Estado.

“Em 2017, o biólogo e botânico Anderson Alves-Araújo redescobriu um exemplar durante uma expedição na APA Estadual Pedra do Elefante, mas só agora o reencontro será documentado”, esclarece Thiago.

Inspirado por esse encontro, o biólogo e herpetólogo, dedicado ao estudo de répteis desde 2004, empreendeu diversas expedições em busca da jararaca-de-patioba. Na última quarta-feira, a espécie foi reencontrada em uma floresta preservada em Nova Venécia.

O biólogo contou com o apoio de sua esposa, a bióloga Joyce Teodora, que participou ativamente das incursões e testemunhou o emocionante reencontro. O resultado desse esforço conjunto foi a captura de imagens e a confirmação da existência de uma população saudável dessa espécie rara.

“O reencontro destaca a importância das unidades de conservação, especialmente na APA Pedra do Elefante, e promete ser o ponto de partida para futuras pesquisas e iniciativas de preservação, renovando as esperanças para a conservação da jararaca-de-patioba no Espírito Santo”, completa Thiago.

SAIBA MAIS

O último avistamento documentado da jararaca-de-patioba foi em 31 de julho de 1992, em Conceição da Barra, no Norte do Estado.

Em 2017, o biólogo e botânico Anderson Alves-Araújo redescobriu um exemplar durante uma expedição na APA Estadual Pedra do Elefante, mas só agora o reencontro será documentado.

O encontro recente foi feito pelo biólogo e herpetólogo Thiago Marcial de Castro na última quarta-feira, em Nova Venécia. A bióloga Joyce Teodora, esposa de Thiago, fez as imagens da jararaca.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: