Quinze mil vão fazer consultas e exames adiados na pandemia
Escute essa reportagem
Consultas e exames de vista que foram adiados devido à pandemia ou que já estavam em atraso antes dela começarão a ser colocados em dia em Vitória, a partir de setembro.
Serão disponibilizadas mais de 100 mil vagas, e a expectativa é zerar a fila de espera da especialidade de oftalmologia, que conta com mais de 15 mil pessoas.
Isso será possível porque a prefeitura abriu ontem um edital de credenciamento para contratar prestadores de serviços em consultas e exames médicos especializados, de forma complementar ao Sistema Único de Saúde, que ficará aberto até o dia 26 deste mês.
Segundo a secretária de Saúde de Vitória, Thais Cohen, a escolha da área de oftalmologia se deu porque o setor tem um maior volume na fila de espera. Já o formato de credenciamento foi escolhido pela agilidade do processo.

Entre os procedimentos que serão ofertados estão consultas, exames oculares e investigação de catarata e de problemas de retina.
“A oftalmologia gera muitas solicitações por ano, com ou sem pandemia. Mesmo que a pandemia tenha represado, de certa forma, percebemos que ano a ano temos uma busca muito grande”, disse.
“A acuidade visual é algo muito prevalente nessa demanda, sabemos que a vida de uma pessoa que não está enxergando bem também fica comprometida”, completou.
A secretária informou que está sendo estudado sobre a inclusão, posteriormente, de outras especialidades, como angiologia, ortopedia e otorrinolaringologia.
Cariacica
Em Cariacica, o município já está realizando consultas médicas especializadas para os moradores desde o último dia 22, também no formato de credenciamento.
A previsão é de que sejam ofertadas 33.400 vagas de consultas até o fim do ano e que, dessa forma, a fila de espera seja zerada.
Entre as especialidades estão gastroenterologia, dermatologia, oftalmologia e endocrinologia.
“O paciente que já está aguardando, que já fez um cadastro no sistema, precisa esperar o município entrar em contato com ele”, explicou a secretária de Saúde de Cariacica, Roberta Goltara.
SAIBA MAIS
Cidades
Vitória
- O município irá ofertar, em setembro, mais de 100 mil vagas para consultas e exames oftalmológicos.
- Nesta quinta (08), a prefeitura abriu um edital de credenciamento para contratar prestadores de serviços em procedimentos médicos especializados, de forma complementar ao Sistema Único de Saúde (SUS). O edital ficará aberto até o dia 26 deste mês.
Atendimentos
- Procedimentos: consultas e exames oftalmológicos.
- Quando: a partir de setembro. Mais informações sobre as datas das consultas que serão remarcadas serão informadas posteriormente.
- Como marcar: no caso de quem ainda não marcou o procedimento, deve ir a uma unidade básica de saúde e passar por um encaminhamento oftalmológico pelo médico.
Cariacica
- O município já está realizando atendimentos de consultas médicas especializadas para os moradores.
- Especialidades: alergologia, dermatologia, cardiologia e outras.
- quando: as datas da remarcação são informadas aos pacientes.
- Como marcar: a prioridade é de quem está com consultas em atraso. O município entra em contato com esses pacientes e remarca a consulta.
Vila Velha
-
Neste sábado (10), haverá um mutirão de atendimentos de ultrassonografias e consultas com oftalmologista, psiquiatria e endocrinologista. Todos os pacientes já estão agendados.
Serra
- Serviço de ultrassonografia foi ampliado de 600 para 2.600 exames de imagem por mês e, até final de agosto, deve chegar a 4 mil. O município pretende ampliar ainda mais os serviços de saúde para o morador.
Fonte: Prefeituras consultadas.
Comentários