X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Quem perdeu o Enem tem até 6ª feira para pedir nova prova


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Quem perdeu o Enem tem até 6ª feira para pedir nova prova
Estudante chega para fazer prova em Vila Velha. No Estado, dos 1.283 inscritos, apenas 405 compareceram |  Foto: Fábio Nunes/AT

Os inscritos na prova digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que não conseguiram fazer a prova podem conseguir uma segunda oportunidade.

Até sexta-feira, os participantes que se sentiram prejudicados por “incidentes logísticos” durante o exame poderão solicitar a reaplicação ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame.

No Estado, dos 1.283 inscritos no formato digital, somente 405 fizeram a prova no domingo, último dia de aplicação com questões de matemática e ciências da natureza. A abstenção foi de 68,4%.

No dia 31 de janeiro, primeiro dia da prova digital, com provas de ciências humanas, linguagens e a redação, a abstenção foi de 64,3%.

Vale ressaltar que o encaminhamento para a reaplicação não é automático. São considerados problemas logísticos, que dão direito à reaplicação, fatores como desastres naturais, interrupção de energia elétrica, erro de procedimento pelo aplicador, Covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas.

A solicitação deve ser feita por meio da Página do Participante, na qual o inscrito também deverá consultar o resultado do pedido.

PROVAS

As provas do exame serão reaplicadas nos dias 23 e 24 de fevereiro. É importante pontuar que a reaplicação ocorrerá em provas impressas, independente da versão em que o participante estava inscrito, se impressa ou digital.

No Brasil, essa primeira edição do Enem digital teve uma abstenção total de 71,3%, maior do que a versão impressa.

Segundo o Inep, eram esperados 93.079 candidatos, mas compareceram 26.709 (28,7%) e faltaram 66.370 (71,3%).
O número exclui os inscritos no Amazonas, que teve as provas suspensas na pandemia, e candidatos de um local de prova de Macapá, que teve problemas estruturais e a prova foi cancelada.

A versão impressa, aplicada nos dias 17 e 24 de janeiro, também teve abstenção recorde: mais da metade dos cerca de 5 milhões de inscritos (55,3%) não compareceu ao exame. A solicitação do pedido de reaplicação para a prova impressa terminou no dia 29 de janeiro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: