Provas práticas de trânsito não vão ser realizadas em Jardim Camburi
Decisão foi tomada após reunião do Ministério Público com Detran|ES , Prefeitura de Vitória e associação de moradores do bairro
Escute essa reportagem

As provas práticas de direção, para moradores de Vitória, não devem mais acontecer no bairro Jardim Camburi pelos próximos dois anos. A informação foi confirmada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), nesta segunda-feira (07).
Por nota, o Detran-ES informou que foi realizada uma reunião com o Ministério Público do Estado do Espírito Santo, a Prefeitura de Vitória e representantes da Associação Comunitária de Jardim Camburi, na última sexta-feira (04), em que ficou estabelecido que não serão realizados os exames práticos de direção veicular no bairro nos próximos anos.
Ainda segundo o órgão, caberá à Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, estabelecer os novos locais de provas na Capital e que "o sistema Detran-ES está preparado para realizar as provas conforme indicação de locais pela administração municipal".
Histórico
O problema em relação a localização onde são realizadas as provas práticas do Detran-ES na capital, não é uma questão atual. Em abril deste ano, as provas práticas para moradores de Vitória chegou a ser transferida para as ruas do Bairro de Fátima, na Serra.
De acordo com o Detran-ES, os exames práticos eram realizados em Jardim Camburi, desde 2014, porque na época a região ainda era pouco habitada.
No entanto, com o grande desenvolvimento imobiliário do bairro e devido à reclamações dos moradores devido à grande movimentação de veículos de aprendizagem, que realizam treinamentos em ruas do bairro, a instituição passou a dialogar com a prefeitura de Vitória "em busca de outras regiões onde as provas pudessem ser realizadas com o menor impacto possível sobre o dia a dia dos moradores ou realizando o revezamento das provas em bairros da Capital mediante apresentação de estudo técnico de mudança de local", afirmou o Departamento por nota.
A incerteza quanto a uma nova localização para os exames práticos acontece porque, de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é necessário autorização da administração municipal para a realização de exames práticos com veículos de quatro ou mais rodas.
Ainda por nota, o Detran-ES destacou que "o processo de formação de condutores é um serviço de utilidade pública e que os locais em que são realizadas as aulas são, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), de livre escolha dos CFCs, podendo ou não utilizar a área em que são realizados os exames práticos, não cabendo ao Detran-ES indicar área ou proibi-los".
Em nota, a Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) informa que, em acordo com o Detran e o Ministério Público, o município fará um estudo sobre os bairros onde os treinos poderão ser feitas sem que haja interferência a movimentação.
"A avaliação do órgão vai considerar alternativas que causem o mínimo de impactos aos moradores, como exames em lugares abertos, com ruas mais largas, pouco adensados e onde as aulas não provoquem conflito no trânsito", disse.
Comentários