Projetos para incentivar o interesse pela matemática
Programas da Secretaria de Estado da Educação, como o Matemática na Rede, tiram o rótulo de “disciplina difícil” na educação básica
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Fundamental na resolução de problemas do dia a dia e para a contribuição do avanço científico e tecnológico, a matemática carrega uma fama de disciplina difícil na educação básica.
A fim de incentivar o interesse dos estudantes para o aprendizado da matéria, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) atua com iniciativas como o Programa de Recomposição das Aprendizagens e o Matemática na Rede.
O primeiro refere-se a um conjunto de ações que incluem currículo priorizado, materiais estruturados, formação de professores e ações para permanência dos estudantes nas escolas.
Já o segundo oportuniza alunos a aprimorarem os conhecimentos por meio da Iniciação Científica de Matemática. Esta identifica estudantes que têm habilidades matemáticas e aqueles que foram premiados em edições anteriores de Olimpíadas Científicas e os incentiva para a vocação científica em matemática.
Sábado (10) e sexta-feira (09), inclusive, 200 professores da rede estadual que fazem parte dos dois projetos participaram de um encontro no Sesc Praia Formosa, em Aracruz, que abordou temas relevantes para melhoria das práticas pedagógicas.
Aleide Cristina de Camargo, gerente de Currículo da Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação, explicou que o evento contou com oficinas e palestras com temas como funções, matemática aplicada e inteligência artificial.
Ela pontuou que instituições referências nacionais no campo da matemática foram convidadas a comparecer. Marcelo Viana, diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), por exemplo, marcou presença.
Ao jornal A Tribuna, Marcelo Viana comentou que o maior desafio no aprendizado de Matemática no Brasil é conscientizar os estudantes da relevância da disciplina.
Sobre o que deve ser feito para que os alunos despertem o interesse pela matéria, citou que as olimpíadas e a popularização científica são ferramentas benéficas.
Para Aleide, é importante formar professores em metodologias atraentes para os estudantes, pensar no que é necessário ensinar de forma planejada e com objetivos bem definidos.
“Penso que também são necessárias ações sob o ponto de vista socioemocional para que os estudantes consigam se relacionar com a Matemática de outra forma”.
Atividades
Inovação na prática para estudantes
Na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Major Alfredo Pedro Rabayolli, em Vitória, as aulas de Matemática buscam ser inovadoras, chamando a atenção dos estudantes.“Sempre que possível tentamos trazer algo novo para a sala de aula. Trazer a Matemática para o dia a dia do aluno, colocando-a na prática”, disse João Carlos Pimentel, professor de João Victor Santana, Nathalie Felix Klein e Lavínia Maximiano, alunos da 3ª série do ensino médio.
E as atividades escolares vão para além dos quadros. “Hoje estou fazendo um trabalho com os alunos para construir maquetes. Então, começamos a trabalhar escalas e semelhança de triângulos”, disse o profissional.
Projetos
Programa de Recomposição das Aprendizagens
Faz parte de uma política nacional que foi criada com o objetivo de melhoria da aprendizagem de Matemática e Língua Portuguesa.
O programa trabalha com ações voltadas para prevenção da evasão escolar, redução da reprovação, utilização de material didático próprio, aplicação de avaliações diagnósticas e formativas.
Também estão inclusas a adoção de práticas pedagógicas adequadas e a formação dos educadores.
Obs: Além da rede estadual, os municípios também podem aderir.
Matemática na Rede
Conta com a Iniciação Científica de Matemática, que pretende despertar a vocação científica do estudante, estimular a criatividade por meio do confronto com problemas da Matemática e preparar para participar de edições de olimpíadas científicas de Matemática no Estado e no Brasil.
Os alunos participam de atividades orientadas por professores em processos seletivos específicos.
Todos os anos são lançados editais para selecionar estudantes interessados nas vagas dos Polos de Iniciação Científica de Matemática (PicMat), distribuídas em diversos municípios.
Obs: É um programa que também atende estudantes dos municípios.
Marcelo Viana, diretor do Impa
“Melhorar a formação e valorizar mais o professor”
Marcelo Viana, diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), participou de um evento em Aracruz que reuniu 200 professores da rede estadual.

Primeiro brasileiro e primeiro matemático a receber o Grande Prêmio Científico Louis D, do Institut de France, ele trouxe reflexões sobre a Ciência de Dados e o papel da Matemática na formação dos estudantes.
Para A Tribuna, falou sobre o cenário da disciplina no Brasil.
A Tribuna - Qual é o maior desafio do ensino de Matemática no Brasil?
Marcelo Viana - Melhorar a formação e reforçar a valorização do professor de Matemática.
E qual é o maior desafio no aprendizado dessa disciplina?
Conscientizar os estudantes da relevância da disciplina. Um dos meios para fazer isso é colocando em evidência a sua utilidade nos dias de hoje.
O que deve ser feito para que os alunos despertem o interesse por essa disciplina?
As Olimpíadas de Matemática fazem isso de forma eficaz, apresentando a disciplina pelo ângulo do desafio e do lúdico. A popularização científica é outro instrumento fundamental para expor à sociedade como um todo a importância da disciplina. Outro ponto importante é destacar os usos práticos da Matemática no dia a dia, para colocar o valor da disciplina em evidência.
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